25 de julho, dia do profissional que transporta vidas, negócios, oportunidades, esperanças e conquistas

0
213

O Dia do Motorista é comemorado em 25 de julho, data decorre do dia dedicado a São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas. Foi instituída em nosso país no dia 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461, o Dia do Motorista foi instituído em nosso país.

No Brasil, os motoristas contam com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), associação sindical fundada em 1954, que tem como missão “promover o desenvolvimento e a defesa dos transportadores e do setor de transporte”.

A maioria dos motoristas de ônibus urbanos são homens, representando cerca de 98,1%, com faixa etária de 43 anos, segundo a CNT. Porque gostam de atuar nessa profissão? Segundo eles, motoristas, é pelo fato de gostar de dirigir e também pelo fato de o salário ser maior do que em outras profissões.

Além disso, a possibilidade de conhecer novas pessoas é o ponto alto da profissão. Segundo a CNT, 32,2% dos motoristas apontaram que a possibilidade de conhecer novas pessoas é um dos pontos positivos da atuação.

O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.

Ainda segundo uma pesquisa realizada pela CNT, a imagem que as pessoas têm dos motoristas é muito positiva. Cerca de 22,5% dos entrevistados afirmaram que os motoristas são muito responsáveis e outros 15,5% disseram que os profissionais são comprometidos com a profissão.

25 de julho, dia do profissional que transporta vidas, negócios, oportunidades, esperanças e conquistasA data deve servir além da comemoração para alertarmos motoristas e cidadãos sobre a necessidade da adoção de comportamentos seguro e responsáveis; pois o respeito às normas de trânsito fazem a diferença na segurança viária de todos.

Respeitar a velocidade máxima imposta para cada via por exemplo, pode implicar na sobrevivência ou não de um pedestre ou motociclista atropelados. A 60 km por hora, ao frearmos um veículo com freios ABS, há chances inclusive de se evitar o atropelamento de um pedestre que adentre a via repentinamente, já a 70 km por hora o pedestre é atropelado e as lesões serão gravíssimas.

LEIA TAMBÉM  Caixa abre inscrições para concurso com salários de até R$ 14,9 mil

Do mesmo modo a adoção do equipamento de segurança mais básico de um motorista ou passageiro, o cinto de segurança, salva vidas em 99% dos casos. Em um veículo conduzido a 60 km por hora, na hora do acidente, o passageiro ou condutor será arremessado com seu peso multiplicado por 50, uma criança de 20 kg seria arremessada com o peso equivalente ao de um urso, ou seja, mil quilos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui