Falamos em Outubro Rosa e em Novembro Azul, os dois principais meses da prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente, porém pouco se fala acerca do conceito de câncer.
Você sabe o que é câncer? Como ele surge? Quais são os sintomas?
A palavra Câncer origina-se do Grego e significa caranguejo. Foi assim denominado pois as veias que circundam o tumor se assemelham às patas de um caranguejo.
Câncer é o nome dado a um grupo de mais de 100 doenças ocasionadas pelo crescimento desordenado de células. Esse crescimento desordenado é originado de uma mutação em uma célula sadia, que, fisiologicamente seria programada para morrer, mas que, no caso do câncer, segue se replicando e gerando outras células mutáveis.
Os diferentes tipos de câncer correspondem às diferentes células e tecidos do organismo, sendo assim, cada um tem uma denominação diferente, exemplo: sarcoma, linfoma, mioma.
Outra forma de diferenciação é a capacidade de formar metástase (invadir outros tecidos do organismo) e a velocidade de replicação. Quanto mais rápido o crescimento, mais perigoso.
Mas o que causa o câncer?
Não há causa específica, os fatores podem ser externos ou internos. Fatores externos são aqueles ligados ao ambiente em que o indivíduo está inserido, como o ambiente de trabalho (exposição à produtos químicos, luz), alimentos que consome, hábitos de vida. E os fatores internos são aqueles ligados à genética do indivíduo, pré-disposição para determinadas patologias, fatores imunológicos.
Quando o assunto é prevenção, voltamos a falar sobre os cuidados com estilo de vida, como manter uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, evitar consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, realizar os exames de prevenção, manter vacinação em dia.
Lembre-se: quanto mais cedo o câncer for descoberto, mais chances de cura e de um bom prognóstico. Portanto cuide-se! Faça os exames preventivos, e cuide de sua saúde!
Vejo vocês semana que vem!!!