Dia 12 de maio é comemorado o dia do Enfermeiro e da Enfermagem. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a precursora da enfermagem moderna.
De acordo com a OMS, os enfermeiros representam mais da metade dos profissionais de saúde em atuação. Há 28 milhões desses profissionais, que ficam na linha de frente na luta contra pandemias e epidemias que ameaçam a saúde global. A OMS reforça que é preciso aprimorar a formação desses profissionais e também capacitá-los para cargos de lideranças. Para reforçar o chamado, a OMS elegeu 2020 como o ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia.
Os profissionais de enfermagem utilizam a ciência, a arte, a estética e a ética no processo de promoção, manutenção e recuperação da saúde, por meio de ações de cuidado destinadas a ajudar as pessoas a viverem mais saudáveis e, quando preciso, a superarem os efeitos da doença como um fenômeno social, existencial, cultural e transitório.
Atuam, ainda, na gestão dos serviços de saúde, na coordenação das atividades dos técnicos e auxiliares de enfermagem, na docência e na pesquisa acadêmica.
A profissão é vasta e com campo de atuação para todos os gostos, além de ser essencial no andamento das unidades de saúde. Entretanto, esses profissionais ainda não são reconhecidos como devem, e a luta por esse reconhecimento é diária, precisando avançar muito ainda.
Hoje gostaria de estender minhas felicitações a todos os colegas de profissão, e agradecer todo o empenho diário em suas atividades, principalmente durante a pandemia. A todos vocês meu muito obrigada!