62% dos consumidores afirmam que vão às compras na Black Friday 2023

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Boas notícias para quem está se preparando para a Black Friday 2023: consumidores estão mais decididos a comprar na maior data do varejo brasileiro. Em recente pesquisa aplicada pelo Reclame AQUI, maior plataforma referência em reputação e confiança nas relações de consumo do mundo, e a Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, com mais de 3,2 mil consumidores, 62% afirmaram que vão comprar na Black Friday, deixando a indecisão do mês de agosto para trás. Esse percentual, no mesmo período do ano passado, era de 43,3%.

A combinação de confiança com um cenário econômico mais estável e favorável aos dos consumidores vai ao encontro da expectativa positiva do varejo, com 88% dos varejistas otimistas com as vendas neste ano. Para o Cofundador e CEO do Reclame AQUI, Edu Neves, a mensagem é clara: o consumidor está pronto para a Black Friday, e o varejo não pode titubear.

“O consumidor veio se movendo para essa posição de confiança para o consumo nesta Black Friday ao longo dos últimos meses. Primeiro, teve uma postura conservadora de começar a pesquisar bastante os preços e preparar seu orçamento se posicionando sempre em uma compra à vista dentro de um ticket médio mais baixo, com medo de se endividar, mas mostrando bastante vontade de comprar de suas marcas preferidas; a maior parte dos consumidores já pesquisando preço há mais de 6 meses. E agora, no início de novembro, ele demonstra que vai acelerar nessa data de promoção tomando o risco de parcelamento e a compra de itens de mais alto valor como eletrônicos, linha branca e eletros”, analisa Neves.

62% dos consumidores afirmam que vão às compras na Black Friday 2023

Índice de consumidores estreantes na Black Friday chega a cerca de 28%

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Com o foco de compras predominantemente voltado para linha branca e eletroeletrônicos, cerca de 70% dos consumidores monitoram preços há pelo menos 3 meses, o que vai exigir do varejo boas promoções e condições de venda atraentes. Dentro deste grupo antenado e inclinado a comprar, estão quase 28% de brasileiros que vão participar pela primeira vez da data; percentual maior do que o de 2022, que foi de 24,2%.

Outro ponto importante apontado é que confiança e credibilidade das marcas vão pesar na hora de escolher as lojas e fechar negócio. Este ano,  85% dos participantes da pesquisa afirmam que vão pesquisar no Reclame AQUI antes de comprar, mostrando amadurecimento dos brasileiros na busca por informações de outros consumidores e suas experiências. O comportamento dos consumidores tem revelado uma mensagem importante para o varejo: construir marca e confiança vale a pena. Tanto é que mais de 62% afirmam na pesquisa esperar promoções de marcas específicas; ou seja, escolheram a marca antes da promoção.

Um dos dados que tem chamado a atenção nesse período pré-Black Friday é a propensão à compra em lojas online, que disparou em relação às lojas físicas, que vinha crescendo até o último mês. O que estava equilibrado, agora desafia o varejo físico a ter promoções certeiras para o “consumidor passante”. Destaque também para o protagonismo das redes sociais, que evoluiu de 7% em 2022 para mais de 17% este ano como canal de compras. Do lado do varejo, a aposta é o social selling, com destaque para as vendas via WhatsApp e Redes Sociais.

Segundo Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, a pesquisa reflete o momento atual do varejo. “O consumidor está cada vez mais exigente em relação a personalização, atendimento e jornadas sem fricção. Na Black Friday, o desejo por promoções específicas e experiências de compra fluídas aumentam, o que exige ainda mais do varejista em termos de precificação e conhecimento sobre o cliente, o que pode ser otimizado cada vez mais com a ajuda da tecnologia”, comenta Mello.

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62% dos consumidores afirmam que vão às compras na Black Friday 2023Nas pesquisas anteriores feitas pelo Reclame AQUI em parceria com a Linx, o PIX liderava como meio de pagamento favorito. Agora, o parcelamento no cartão volta a ser o mais citado, com 51%. A tendência, analisa Neves, mostra confiança do consumidor em contrair parcelas que não demonstrava até então. Aparentemente, isso se dá ao mesmo tempo em que mais de 54% dos consumidores demonstraram a intenção de gastar mais de R$ 1 mil em compras.

Dentro dessa maratona, 63% pretendem antecipar compras de Natal durante a Black Friday 2023, o que serve de insight aos varejistas para que preparem os estoques e a logística de entrega para evitar problemas com atrasos das mercadorias. As promoções diluídas ao longo do mês, por sua vez, são a aposta dos varejistas para a data.

Para quem está se preparando para vender pela primeira vez na sexta-feira mais esperada do ano, a chance de atrair os consumidores aumenta. Este ano, 52% querem conhecer novas lojas, um volume levemente maior dos 48% que irão repetir as lojas onde compraram ano passado porque tiveram boas experiências. Nos dois casos, excelentes oportunidades de mostrar um bom atendimento e, por que não, conquistar e até fidelizar clientes.

Entre as principais estratégias dos comerciantes para a Black Friday 2023, destacam-se os descontos progressivos, combos e ofertas antecipadas para fisgar os consumidores.

FONTE: reclameaqui

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