Bolsas de Estudo Internacional

0
335

Não perca o prazo para inscrição no programa gratuito

O Programa Graduar, promovido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, vai ofertar Bolsas de Estudos em universidades públicas internacionais ou mantidas por fundações, para pessoas a partir dos 18 anos de idade, que tenham concluído todo o ensino médio em escolas públicas, residam no município há pelo menos dois anos e se enquadrem em outros critérios socioeconômicos, disponíveis no edital publicado no Diário Oficial do município.

As inscrições deverão ser realidas exclusivamente de forma presencial, nos dias 15 e 16 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no auditório do Centro Municipal de Reforço Escolar, localizado na rua José Cardoso de Lima nº 425, Centro. Nesta primeira edição serão selecionados cinco estudantes, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O resultado da seleção será publicado a partir do dia 25 de maio de 2023, no site https://sai.io.org.br/ba/luiseduardomagalhaes/site/diariooficial.

Os contemplados no Graduar Internacional farão jus a bolsa de estudo, respeitando o limite anual de US$ 12.000,00 (doze mil dólares americanos) por aluno, que será aplicada para o pagamento de taxas e valores cobrados pela universidade para arcar com todas despesas do estudante no país. A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães também vai arcar com todas as taxas de regularização para o selecionado ingressar no país escolhido.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma presencial, nos dias 15 e 16 de maio das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no auditório do Centro Municipal de Reforço Escolar, localizado na rua José Cardoso de Lima nº 425, Centro.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os originais ou cópias autenticadas dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de eleitor e último comprovante de votação (ou certidão de quitação eleitoral). Certificado de Reservista (se candidato for do sexo masculino); Histórico escolar do ensino médio; Certificado de conclusão do ensino médio; Comprovantes de despesas e residência, água e luz, e recibo de pagamento do último aluguel ou recibo de financiamento de imóvel (se houver). Comprovação de renda familiar: é necessário comprovar renda de todos os integrantes do grupo familiar acima de 18 anos; Documentos pessoais do grupo familiar; Certidão de Nascimento; Certidão de casamento/Declaração de união estável. Cartão do SUS e comprovadamente de inscrição no CadÚnico.

LEIA TAMBÉM  Secretaria de Educação divulga calendário de matrículas para ano letivo 2021

Critérios para participação

Poderão se inscrever no Programa Graduar, os cidadãos que preencham os seguintes requisitos:

– Residentes e domiciliados no município há no mínimo 2 (dois) anos;

– Renda per capita mensal da família seja igual ou inferior  a um salário mínimo;

– Tenham cursado todas as séries do ensino médio em estabelecimentos da rede pública de ensino;

– Não possuir diploma de graduação nem estar matriculado em outros cursos de ensino superior;

– Não ser beneficiário de qualquer auxílio, programa ou financiamento de fonte pública ou privada que custeie os estudos (FIES, PROUNI, outros);

– O candidato ou candidata deverá ter 18 anos completos, até a data do credenciamento;

– Não possuir antecedentes cíveis e criminais impeditivos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui