“Somos o maior exportador de comodities do estado da Bahia. Mas sentimos uma deficiência em transformar o nosso produto. E é isso que a gente quer para Luís Eduardo: o potencial para a industrialização. Mas para isso acontecer, nós precisamos de alguns pontos. O primeiro o fator energético com a construção de mais uma subestação, e em seguida precisamos de logística”. Durante a 17ª edição da Bahia Farm Show, essas foram as reivindicações apresentadas pelo prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá durante sua fala ainda na abertura da feira.
Tratando sobre a necessidade e a importância energética e de infraestrutura para que o agro continue a crescer com a industrialização, Junior falou sobre a construção do aeroporto de Luís Eduardo Magalhães. “Gostaria de agradecer ao ministro, e então governador Rui Costa, e ao atual governador Jerônimo Rodrigues, pelas tratativas que tivemos sobre o nosso aeroporto. Uma obra de R$ 28 milhões, que já está sendo realizada e em breve vamos ter voos comerciais aqui em Luís Eduardo”.
Seguindo no aspecto de logística, o prefeito Junior Marabá informou ao presidente da república sobre o estudo de viabilidade da duplicação da BR242, no trecho entre Luís Eduardo e Barreiras, e sobre a conversa com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, que demostrou total interesse e destacou a importância da obra nesse trecho. O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, também reforçou a demanda.
Presente na feira, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, que assegurou o início das obras de duplicação da BR-116 pela Via Bahia. Atualmente, técnicos do Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), trabalham no projeto de duplicação da BR-020/BR-242/BA.
Devido à relevância da Travessia Urbana em Luís Eduardo Magalhães, a licitação foi dividida em dois lotes com um investimento mais elevado para a localidade por conta da necessidade de implantação de três viadutos, uma passarela para pedestres, vias laterais, além de adequações na plataforma e restauração da pista existente.
No trecho de aproximadamente 76 quilômetros a ser duplicado estão previstas a implantação de pistas novas entre os dois munícipios e intervenções como a adequação de plataforma e restauração da pista existente, implantação de 14 dispositivos de retorno em nível, um viaduto e adequação e implantação de passa-fauna, entre outras melhorias.
Além disso, o DNIT elabora outro projeto na BR-020/BA, entre o entroncamento da BR-349/BA (divisa com Goiás) e o entroncamento da BR-242/BA (em Luís Eduardo Magalhães), com restauração da pista existente de aproximadamente 209 quilômetros, adequação de plataforma, implantação de faixas adicionais e vias marginais, entre outras melhorias.