Imposto de Renda prepara 3º lote de restituição. Saiba até quando você pode sacar a sua.

0
337

A Receita Federal já se prepara para o 3º lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O órgão informou que na próxima fase haverão contemplados bem diferentes dos últimos dois lotes disponibilizados.

A nova informação dada pela Receita Federal é que, o terceiro lote da restituição do imposto de renda será o primeiro a ter contribuintes que não fazem parte da lista de prioridades.

Lembrando que o primeiro lote foi pago em 31 de maio para 4,1 milhões de pessoas, com um total de R$ 7,5 bilhões. A segunda remessa teve o crédito depositado o último dia 30, para 5,1 milhões, e também somou R$ 7,5 bilhões.

Nos dois lotes, 5.573.868 pessoas com prioridade legal foram incluídas. São idosos com 80 anos ou mais, seguidos pelos idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

 

Até quando a restituição do IRPF pode ser sacada?

A Receita Federal criou regras que limitam o prazo para saque da restituição do IRPF. O pagamento desse mês contempla 5,1 milhões de pessoas que enviaram a declaração nesse ano, além daqueles que foram contemplados pela restituição residual. Quer dizer, enviaram a declaração com erros nos anos anteriores e após correção finalmente poderão ser restituído.

Isso porque, fica proibida a liberação da restituição para quem caiu na malha fina. O pagamento somente é feito após a apresentação da declaração retificadora. Feito isso, o depósito é realizado na conta corrente cadastrada ou no banco em que o PIX de número de CPF foi inscrito.

O prazo para movimentar a quantia é de 1 ano, caso contrário o dinheiro volta aos cofres da Receita Federal. Para quem informou dados bancários errados a quantia estará disponível no Banco do Brasil. O contribuinte tem 5 anos para requerer o pagamento da restituição do IRPF dessa forma:

  • Imposto de Renda prepara 3º lote de restituição. Saiba até quando você pode sacar a sua.Acesse o portal para consultar restituição;
  • Informe número do CPF, data de nascimento e ano de exercício;
  • Ele se encontra no formulário “Pedido de Pagamento de Restituição”;
  • Preencha e envie o documento.
LEIA TAMBÉM  Confira dicas de como melhorar seu bem-estar emocional com este check-in autoguiado

 

Ordem de pagamento da restituição do 3º lote

A Receita Federal explicou que, os dois primeiros lotes beneficiaram somente as pessoas que garantiram prioridade. Agora, o 3º lote da restituição do Imposto de Renda seguirá esta ordem:

O terceiro lote seguirá essa ordem:

  • Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que estavam na malha fina e resolveram as pendências
  • Quem usou a declaração pré-preenchida ou solicitou restituição por Pix, duas situações que também dão prioridade
  • Contribuintes sem prioridade. Quanto antes a declaração foi enviada, maior a chance de entrar neste lote, desde que não haja pendências

 

Calendário de pagamentos da restituição do imposto de renda

Mais de 15,6 milhões ainda devem receber restituição e haverá também mais dois lotes até o final do ano, sendo pagos no último dia útil de agosto e setembro.

As informações e consulta ao terceiro lote de restituição serão liberadas a partir do dia 24. O pagamento vai ocorrer em 31 de julho.

  • 3º lote: pago em 31 de julho – consulta em 24 de julho;
  • 4º lote: pago em 31 de agosto – consulta em 24 de agosto;
  • 5º lote: pago em 29 de setembro – consulta em 22 de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui