A adaptação de livros para o cinema ou outros meios já é algo muito popular na cultura pop e literária. Temos exemplos de sucesso absoluto, como Harry Potter, Crepúsculo e O Senhor dos Anéis, que já eram livros muito conhecidos e conceituados e renderam adaptações que expandiram ainda mais as histórias contadas originalmente e foram sucessos de crítica e bilheteria.
Separamos uma seleção de séries e filmes que foram baseados em obras literárias e que valem muito a pena você conferir. Acompanhe:
Game of Thrones
Não podemos começar essas indicações sem falar daquela que foi e continua sendo um dos marcos das adaptações para a TV, com records, premiações e uma imensidão de fãs. Apesar das temporadas finais terem deixados alguns fãs com gosto amargo. Game of Thrones conta a história de um lugar onde uma força destruiu o equilíbrio das estações, há muito tempo.
Em uma terra onde os verões podem durar vários anos e o inverno toda uma vida, as reivindicações e as forças sobrenaturais correm as portas do Reino dos Sete Reinos. A irmandade da Patrulha da Noite busca proteger o reino de cada criatura que pode vir de lá da Muralha, mas já não tem os recursos necessários para garantir a segurança de todos. Depois de um verão de dez anos, um inverno rigoroso promete chegar com um futuro mais sombrio. Enquanto isso, conspirações e rivalidades correm no jogo político pela disputa do Trono de Ferro, o símbolo do poder absoluto.
The Last of Us
The Last of Us é uma das séries mais aguardadas de 2023, adaptação distópica da HBO baseada na franquia de jogos de videogame de mesmo nome criada por Neil Druckmann.
O drama narra um futuro pandêmico que foi devastador para humanidade, deixando os seres humanos à beira da extinção. O vírus transforma pessoas em canibais e se espalha rapidamente com uma simples mordida. Algumas décadas depois, os poucos sobreviventes que restaram vivem viajando ou em quarentenas protegidas por oficiais do governo. Este é o cenário em que acompanhamos Joel (Pedro Pascal), um sobrevivente durão que é contratado para levar a jovem Ellie (Bella Ramsey) para fora da zona de quarentena opressiva onde vive.
Os dois devem encontrar um grupo de rebeldes paramilitares que se rebelou contra as autoridades. Porém, eles descobrem no caminho que Ellie está possivelmente infectada com o vírus, apesar da jovem não apresentar os sintomas recorrentes da doença. Por conta disso, eles acreditam que a imunidade de Ellie pode ser a chave para encontrar a cura do vírus e potencialmente salvar a humanidade.
A Roda do Tempo
A Roda do Tempo é uma saga de fantasia de sucesso, criada por Robert Jordan e adaptada para a TV em forma de série pelo Prime Video, com a primeira temporada lançada em 2021 e tem uma segunda temporada já garantida. Na série, vemos um grupo de jovens que estão fadados a ficarem juntos pelo destino, um deles é profetizado para ser o Dragão Renascido, aquele que pode salvar ou destruir o mundo.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
Os Anéis de Poder é a maior produção do Prime Video até hoje, afinal ela tem o duro papel de reproduzir a Terra Média mais uma vez nas telas desde o lançamento da trilogia O Hobbit. Desta vez, a série vai apresentar ao público a história da forja dos famosos Anéis de Poder, “Três anéis para os Reis-Elfos, Sete para os Senhores-Anões, Nove para Homens Mortais e o Um Anel para todos governar”.
It: A Coisa
Um clássico do terror de Stephen King, It: A Coisa conta a história de um grupo de jovens que se une para investigar uma maldição misteriosa que ronda a pequena cidade de Derry. Pennywise, um palhaço que se alimenta de medos e traumas é o centro dessa trama, e o principal vilão dos dois filmes dirigidos por Andy Muschietti.
Jurassic Park
Jurassic Park é um exemplo de filme que superou o livro, sendo uma das maiores e mais bem sucedidas produções do cinema, e mais uma obra de Steven Spielberg. O livro original foi lançado pouco tempo antes do filme, e foi escrito por Michael Crichton. Aliás, o primeiro filme fez tanto sucesso que praticamente obrigou Crichton a escrever o segundo e último livro “O Mundo Perdido”, e hoje sabemos que a história foi expandida, e muito, no cinema.
Ainda está por vir
E ainda vem mais sucesso pela frente, acompanhe algumas adaptações mais aguardas, ainda por vir, em 2023.
‘A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’, de Suzanne Collins
Suzanne Marie Collins é uma escritora e roteirista de ficção científica e literatura infanto-juvenil americana, conhecida pela trilogia dos livros “Jogos Vorazes”, que foram adaptados para o cinema em quatro longas, lançados entre 2012 e 2015.
Agora, mais uma obra da autora chegará aos cinemas neste ano. A partir do dia 15/11, os fãs da saga irão curtir nas telonas a adaptação de “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, cuja história se passa 64 anos antes dos eventos do primeiro livro.
Nessa época, o jovem presidente tirânico de Panem, Coriolanus Snow (Tom Blyth), vê uma chance de mudar sua sorte quando se torna o mentor de Lucy Gray Baird (Rachel Zegler), o tributo feminino do Distrito 12.
‘Percy Jackson e os Olimpianos’, de Rick Riordan
Após o sucesso nas telonas, a saga do semideus Percy Jackson, criada por Rick Riordan, se transformará em série na plataforma de streaming Disney +. A expectativa é que a produção vá ao ar no fim de 2023.
A história acompanhará as aventuras do jovem Percy (Walker Scobell) e seus dois amigos, Annabeth (Leah Sava Jeffries) e Grover (Aryan Simhadri).
‘Perdida’, de Carina Rissi
A adaptação de “Perdida”, livro de estreia da escritora paulista Carina Rissi, nos cinemas desde a última semana.
A trama gira em torno da curiosa história de Sofia (Giovanna Grigio), uma jovem que, ao comprar um misterioso celular novo, acaba sendo transportada para o século XIX no Brasil. Perdida, sem saber como voltar para o ano de 2022, ela acaba sendo acolhida pela família Clarke, incluindo o belo e prestativo lorde Ian Clarke (Bruno Montaleone).