Realismo de Oppenheimer e escapismo de Barbie fazem história nos cinemas

0
385

O fenômeno “Barbenheimer” deixou o campo das expectativas e agora faz parte da realidade — e também da história. As estreias dos filmes “Barbie” e “Oppenheimer” levaram milhões de pessoas aos cinemas de todo o mundo durante o último fim de semana, superaram com folga as estimativas mais otimistas de arrecadação e bateram recordes.

Embora “Barbie” e “Oppenheimer” tenham sido shipados nas redes sociais, os dois filmes não têm praticamente nenhuma relação direta além do fato de terem sido lançados no mesmo dia. E é exatamente neste ponto que eles começam a fazer história.

Antes do lançamento, considerando os dois filmes juntos, as estimativas dos estúdios apontavam para uma arrecadação superior a US$ 200 milhões. Pois ela superou… os R$ 500 milhões.

Nunca antes na história do cinema dois filmes com roteiro original lançados no mesmo dia arrecadaram tanto em bilheteria quanto “Barbie” e “Oppenheimer” juntos, segundo o site especializado RottenTomatoes.com.

“Foi um fim de semana verdadeiramente histórico e que mantém o momento positivo de bilheteria de 2023”, disse Michael O’Leary, presidente e CEO da Associação Norte-Americana de Proprietários de Salas de Cinema. “As pessoas perceberam que algo especial estava acontecendo e quiseram fazer parte disso”.

Realismo de Oppenheimer e escapismo de Barbie fazem história nos cinemas‘Barbie’ leva as coroas da semana e do ano

‘Barbie’ liderou as bilheterias no último fim de semana. O filme arrecadou US$ 155 milhões somente nos cinemas dos Estados Unidos e do Canadá. Isso coloca Greta Gerwig no topo do ranking de uma estreia cinematográfica dirigida por uma mulher, seja em voo solo ou como codiretora.

Também é a melhor estreia de 2023, superando os US$ 146,3 milhões de ‘Super Mario Bros’. Considerando o mundo inteiro, o montante arrecadado por ‘Barbie’ chega a US$ 337 milhões.

LEIA TAMBÉM  Entidades agrícolas buscam soluções para demandas de energia elétrica no oeste baiano

E mesmo quem poderia torcer o nariz para o “mundo cor-de-rosa” de Barbie está dando o braço a torcer. A nota da crítica no RottenTomatoes.com é de 90%.

Realismo de Oppenheimer e escapismo de Barbie fazem história nos cinemas‘Oppenheimer’: um segundo lugar digno de nota

Poucos filmes poderiam contrastar tanto com ‘Barbie’ quanto a cinebiografia do físico nuclear Robbert Oppenheimer. Se as mulheres formaram 65% do público de ‘Barbie’, mais homens (62%) foram ver Oppenheimer.

O recorte por idade também chamou a atenção pela quantidade de jovens atraídos às salas de cinema. Enquanto 40% do público de ‘Barbie’ tinha menos de 25 anos de idade, 32% de quem foi assistir a ‘Oppenheimer’ tinha entre 18 e 24 anos.

E, mesmo com um tema pesado e 3 horas de duração, ‘Oppenheimer’ cravou a segunda maior bilheteria do fim de semana. Foram US$ 80,5 milhões arrecadados nas salas de cinema dos Estados Unidos e do Canadá e mais US$ 93,7 milhões no resto do mundo. Isso nos leva a uma bilheteria global de US$ 174,2 milhões.

O diretor Christopher Nolan até já arrecadou mais do que isso antes, mas nunca fora de um filme da trilogia ‘Batman — O Cavaleiro das Trevas’.

Realismo de Oppenheimer e escapismo de Barbie fazem história nos cinemas‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ sobem, ‘Missão: Impossível’ despenca

Quem pagou a conta foi Tom Cruise e sua mais recente “Missão: Impossível”. Depois de um bom fim de semana de estreia e de boas recepções por parte de público e crítica, o mais novo representante da franquia viu a bilheteria despencar 64% em seu segundo fim de semana de exibição.

Já no mercado financeiro, a ação da Mattel operava em alta de pouco mais de 1% hoje pela manhã em Nova York.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui