Em 2023, Brasil abre 37 novos mercados para produtos agropecuários

0
223

Nos primeiros oito meses do ano, o Brasil assegurou acesso a 37 novos mercados internacionais para suas exportações do agronegócio. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comemora essa conquista como resultado de negociações bilaterais que culminaram em acordos sobre parâmetros sanitários e a certificação correspondente – seja ela sanitária, fitossanitária ou veterinária. Esses certificados agora serão reconhecidos pelos países importadores nos pontos de entrada das mercadorias.

De acordo com o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, “as aberturas registradas para produtos agroindustriais de janeiro a agosto deste ano destacam o reconhecimento dos atores internacionais pela qualidade e rigorosos controles sanitários e fitossanitários estabelecidos pelos exportadores brasileiros.”

Uma variedade de produtos nacionais tem alcançado diversos destinos, incluindo produtos bovinos, sementes, material genético bovino e avícola, animais vivos, ração animal, fibras, peixes e laticínios.

As aberturas mais recentes ocorreram em Vanuatu (produtos cárneos esterilizados e miúdos de aves), Indonésia (bovinos para engorda, subprodutos de aves e penas, óleo de aves; farinhas de carne), República Dominicana (carne, produtos cárneos e miúdos de bovinos e suínos), México (gordura suína para ração animal) e Arábia Saudita (carne e produtos cárneos de caprinos). O acesso deste último país foi resultado da visita oficial do Ministro Fávaro ao final de julho.

Desde o início do ano, o Mapa tem registrado a ampliação de novos mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania para a exportação de diversos produtos do agronegócio.

LEIA TAMBÉM  Negar matrícula ou cobrar valores extras para crianças com TEA ou deficiência pode ser considerado crime

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui