Você sabia que as unhas refletem a saúde do corpo todo!?

0
209
A grande maioria dos problemas são causados por uma higiene errônea ou procedimentos de manicure feitos incorretamente

Elas são o cartão de visita da higiene do cuidado, mas não é só com unhas cortadas e bem pintadas que garantimos a saúde. Qualquer alteração que apresentem pode não ser uma mera coincidência. Se as unhas não estão saudáveis, seja pela cor ou pela aparência, elas podem estar denunciando muito sobre como anda o organismo, já que existem diversas doenças que podem começar a manifestar-se através delas.

Mesmo a unha sendo um tecido morto, ela pode indicar alterações na saúde de um modo geral. Como são formadas por um tipo de proteína, a queratina, as unhas precisam receber nutrientes e, uma forma de mantê-las saudáveis, é apostar em uma alimentação balanceada, incluindo o consumo de ômega-3, vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro e zinco. Esses nutrientes estão presentes, por exemplo, no salmão, frango, leite e ovos.

A parte que se beneficia através de uma boa alimentação é a matriz, que é quem forma as unhas e que recebe vitaminas e minerais para conseguir fazer esse processo. Por isso, é importante atentar-se aos sinais que elas podem emitir tanto na coloração, quanto no formato.

Unhas muito claras, por exemplo, podem indicar deficiências nutricionais ou até problemas hormonais, como déficit proteico ou de ferro, podendo até sinalizar a presença de anemia. Se apresentarem uma tonalidade mais esbranquiçada, atentar-se para doenças hepáticas (como cirrose), doenças renais, insuficiência cardíaca, diabetes, infecção fúngica ou até uma alteração genética, bem como ser um indício de doenças como vitiligo e hanseníase.

Você sabia que as unhas refletem a saúde do corpo todo!?As unhas que adquirem uma tonalidade amarelada, normalmente, decorrem do uso excessivo de esmaltes, sem intervalo entre as aplicações. Contudo, também podem ser indicação de doenças pulmonares, hepáticas, psoríase, diabetes, reação a algum medicamento ou uma infecção fúngica. E se manchas brancas aparecerem, pode ser culpa das variações hormonais ao longo do ciclo menstrual ou do uso de alguns tipos de antibióticos, mas deve-se excluir doenças como vitiligo ou hanseníase.

LEIA TAMBÉM  De 37 países, Brasil é o 2º com maior proporção de jovens nem-nem

Atenção deve ser redobrada em relação ao formato das unhas. Se estiverem onduladas, pode ser desde algo natural do processo de envelhecimento ou até consequência de doenças infecciosas, psoríase, dermatite atópica, lúpus ou decorrente de uso de medicações mais fortes como, por exemplo, no caso de ciclos de quimioterapia. Quando há rachaduras nas unhas, emite-se um alerta para diminuição do uso de esmaltes, acetonas e produtos químicos, bem como para investigação de carência de vitaminas, ferro ou ácido fólico, desnutrição e doenças endócrinas ou problemas na tireoide.

Na grande maioria dos casos de unhas quebradiças ou que lascam e descamam com facilidade é devido ao uso exagerado de esmaltes, unhas em gel e acetonas, porém, também podem indicar a presença de alterações na tireoide, anemia ou alguma dermatose.

Você sabia que as unhas refletem a saúde do corpo todo!?As unhas podem ser pintadas, todavia, tudo deve ser feito com cautela. Deixá-las esmaltadas todos os dias não é uma boa ideia. É muito importante deixar sempre alguns dias de intervalo entre uma esmaltação e outra, visto que o uso ininterrupto causa ressecamento e enfraquecimento das unhas. A atenção deve-se ainda se estender para as cutículas, que possuem a finalidade de proteger a una. Por isso que, ao retirá-la, há uma facilidade maior para entrada de fungos e bactérias, predispondo à infecções, sendo o ideal retirar apenas os excessos. É importante lembrar também que os esmaltes constituem uma das principais causas de alergias ao redor das unhas.

Na hora de cortá-las, vale manter o corte em formato quadrado, a fim de evitar que elas encravem, principalmente as dos pés. Ainda, o corte deve ser feito de maneira cuidadosa e sempre assegurar-se de que os objetos utilizados como alicate, lixa, palito e tesoura, não estão sendo compartilhados.

LEIA TAMBÉM  Como cuidar de pele oleosa no verão

Vale ressaltar a importância de manter o organismo bem nutrido e hidratado como um todo, para que assim, as unhas consigam ,manter-se fortes e saudáveis. Outra dica importante é a de enxugar muito bem as unhas das mãos e dos pés após o banho, bem como proteger as mãos ao manusear produtos de limpeza com o uso de luvas, para prevenir a ocorrência de micoses e a ocorrência da síndrome das unhas frágeis.

A grande maioria dos problemas nas unhas são causados por uma higiene errônea ou procedimentos de manicure feitos incorretamente, principalmente em indivíduos que já sofrem com unhas mais frágeis ou sensíveis. Atualmente existem disponíveis no mercado inúmeros produtos específicos que são seguros e antialérgicos. Um médico deve ser sempre consultado para que os cuidados sejam individualizados, assegurando os benefícios que cada tipo de unha necessita.

FONTE: O Globo | Por Adriana Vilarinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui