O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, participou, em Salvador, do evento Bahia Meeting – Agronegócio, uma iniciativa da plataforma Anota Bahia e com o Grupo A Tarde, onde se debatem os grandes temas do estado, com a participação de empresários, CEOs, agentes governamentais e outras pessoas de decisão na sociedade baiana.
Na edição “agro” do Bahia Meeting, também estiveram presentes o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, e a vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Carminha Gatto Missio.
Em sua fala, Bergamaschi destacou o caso de sucesso da cotonicultura baiana, desde a migração para o Oeste da Bahia, e abordou as questões de qualidade, sustentabilidade, tecnologia e infraestrutura. Outro ponto apresentado foi o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro – certificação voluntária/autocontrole, graças ao qual o algodão foi a primeira cadeia produtiva a ser certificada por autocontrole no Brasil.
“Eventos como este são fundamentais não apenas para divulgar uma região, que, apesar de estratégica, está distante da capital, como para pensar soluções para muitos dos desafios e fomentar negócios com outros setores da economia do estado. Penso que foi uma oportunidade muito positiva”, afirmou ponderou.
“Temos muito, ainda, por fazer, tanto dentro quanto fora da porteira: evoluir continuamente em tecnologia, em adaptação às novas demandas, tanto internas e externas, atuais e futuras. Precisamos seguir trabalhando muito. O jogo não está ganho e o campeonato continua”, concluiu Bergamaschi.
FONTE: Imprensa Abapa | Foto: Anota Bahia