Poliéster ou microfibra – qual é melhor para lençóis?

0
266
foto Pexels

Quando se trata de tecidos, o poliéster é definitivamente o mais comum e tem sido amplamente utilizado por muitos anos. Primeiro porque é mais barato.

O poliéster é um tecido sintético feito de petróleo e produtos derivados do petróleo. É barato de fabricar e é um dos tecidos mais populares do mundo. No entanto, nas últimas décadas, a popularidade do 100% poliéster em roupas e roupas de cama diminuiu em favor de misturá-lo com tecidos naturais como o algodão para adicionar maciez e respirabilidade.

Em segundo lugar, é um tecido fácil de lavar. As propriedades do poliéster reduzem as rugas e o encolhimento. Isso facilita a limpeza do material, o que, em se tratando de chapas, é uma característica importante.

No entanto, a principal desvantagem do poliéster é que ele tem uma sensação mais artificial devido ao tecido. Também não consegue deixar de ser visto como um material sintético devido à construção sintética das fibras.

A microfibra pode ser vista como um ‘upgrade’ do poliéster

De certa forma, a microfibra pode ser vista como uma ‘atualização’ do poliéster, em vez de um tecido completamente diferente. Criada a partir de uma mistura de poliéster e nylon, a microfibra possui um preço um pouco mais alto, mas oferece mais respirabilidade e absorção de água do que a maioria dos tecidos.

Por que a microfibra é mais cara e por quanto?

O preço do tecido de microfibra é mais alto do que o do poliéster, pois o processo de fabricação envolvido na produção de fibras ultrafinas de microfibra é muito mais complexo, mas ambos os materiais são mais baratos de produzir do que as fibras naturais.

A microfibra também é um material mais resistente. As roupas de cama de microfibra são mais fortes do que as roupas de cama de poliéster por causa do método de tecelagem dividida. O tecido dividido permite que os tecidos de microfibra tenham uma resistência à tração maior do que os tecidos de poliéster tradicionais.

LEIA TAMBÉM  Nichos e prateleiras levam beleza e praticidade para os ambientes

O tecido possui dois tipos principais de tramas: trama plana e trama dividida. E muitas vezes você pode dizer a diferença pelo toque. (O tecido dividido tende a grudar mais nos dedos.)

Em um tecido dividido, as fibras são divididas para criar um material mais fino e de vários fios que é realmente mais absorvente de água. É por isso que a microfibra de trama dividida é popular em roupas esportivas, bem como em produtos de limpeza, como esfregões e panos de limpeza.

A microfibra e o poliéster são semelhantes em muitos aspectos. A microfibra geralmente é feita de poliéster, náilon ou poliamida e outros aditivos. A principal diferença é que a microfibra, como o nome indica, é feita de fibras ultrafinas de 0,7 deniers ou menos. Para comparar, um fio de seda tem cerca de um denier e tem cerca de um quinto do diâmetro de um fio de cabelo humano.

Por causa dessas fibras finas em materiais de microfibra, ele tende a ser mais macio que o poliéster e, portanto, mais preferido. No entanto, nenhum dos materiais é ecológico. Na verdade, a produção de ambos os têxteis contribuem para a poluição. A microfibra tem a desvantagem adicional de contribuir para o crescente problema de microplásticos em nossos oceanos e cursos de água.

Então como saber qual escolher para sua cama?

Dependendo de onde você mora e das temperaturas, você terá diferentes preferências e necessidades quando se trata de seus lençóis. As propriedades de absorção de umidade são importantes (especialmente se você dorme suado!), Bem como as propriedades gerais de calor e resfriamento.

O poliéster é bem conhecido por sua falta de respirabilidade, isso o torna uma péssima escolha para roupas de cama. A microfibra, por outro lado, é mais respirável do que o poliéster, mas não pode rivalizar com materiais naturais como algodão, linho ou bambu.

LEIA TAMBÉM  O que é, em que apostar e como usar a decoração retrô

Se você dorme quente ou mora em um lugar quente, o poliéster provavelmente não é a melhor escolha. Mas, se você precisar de algo para aquecê-lo ou isolá-lo, o poliéster pode ajudar a reter o calor natural do corpo.

Se você está procurando algo mais durável e leve, a microfibra pode ser a escolha certa, mas não se esqueça da ‘adesividade’ ou estática desse material sintético.

Se você está procurando o lençol perfeito, procure materiais 100% naturais e evite materiais sintéticos e misturas que podem fazer você suar e superaquecer. Para os lençóis, que ficam mais próximos do corpo, é especialmente importante usar apenas materiais naturais, como algodão, linho ou bambu.

Fonte DecorStyle

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui