O Festival Musical Panorama da Música da Bahia (Pamba) – Ano II retorna aos palcos dos Largos do Pelourinho para difundir as cenas contemporâneas da música do estado, de forma gratuita para todos os públicos. As inscrições de bandas para a seleção dos grupos musicais que irão compor a mostra acontecem de 21 de agosto a 24 de setembro, já o festival está previsto para acontecer em outubro, nos largos do Pelourinho. As bandas selecionadas receberão prêmios de até R$ 14.100,00.
Além da programação musical, o Festival Pamba terá atividades formativas, como palestra, workshop e mesas-redondas sobre temáticas relacionadas à gestão de carreira artística, profissionalização e desenvolvimento, e formação de novos mercados. O Festival é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e correalização da Fundação Cultural do Estado (Funceb).
As apresentações musicais serão realizadas nos Largos Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, no Centro Histórico de Salvador. A grade do festival será formada com uma curadoria especializada, que selecionará 12 bandas para representarem a atual produção musical do estado.
Para participar, os proponentes precisam ter cadastro de Pessoa Jurídica – CNPJ e as bandas devem ter produção autoral e original; ao menos um CD ou EP gravado; e possuir, no mínimo, dois anos de atuação. As bandas selecionadas deverão apresentar um show com duração de 60 a 90 minutos, e receberão premiação no valor de R$ 10.000,00, no caso de grupos sediados em Salvador e Região Metropolitana, e R$ 14.100,00, para grupos sediados em cidades dos demais territórios do estado.
O Festival Musical Pamba e como se inscrever
O Panorama da Música da Bahia está em consonância com o Plano Nacional de Cultura e apresenta-se como uma iniciativa na implementação da política de promoção e fomento da música estadual, possibilitando o protagonismo das cenas contemporâneas autorais, por meio da promoção do encontro de seus artistas, produtores e agentes, e estimulando a formação de um circuito musical independente e sustentável.
Exclusivamente online, elas podem ser feitas até 24 de setembro, no site da Secult. Serão aceitas até três inscrições por CNPJ, e caso este número seja excedido, o proponente será inabilitado e todas as propostas desconsideradas. O formulário de inscrição deve ser preenchido de forma correta e com a disponibilização de todas as informações necessárias e documentos solicitados através de links de drives (com acesso público).
Para a habilitação jurídica, são exigidos prova de inscrição no CNPJ, certidões negativas de débitos junto a órgãos estaduais e municipais, dados bancários, dentre outros documentos. Já, para a avaliação da proposta artística, será necessário enviar proposta de repertório, release ou currículo, clipagem artística, além de links em redes sociais e plataformas de streaming. Após preencher todo o formulário, o proponente precisa dar o aceite em todas as declarações, confirmar o e-mail e enviar a proposta.
A comissão responsável pela curadoria observará critérios como qualidade e originalidade das composições; qualidade e originalidade dos arranjos musicais dos membros do grupo; e qualidade de interpretação, presença e performance dos membros do grupo. O rider de sonorização e iluminação dos Largos do Pelourinho também estão disponíveis nos anexos do edital, assim como a minuta de contrato.
FONTE: Ascom/Funceb