Os impactos da pandemia do novo coronavírus são profundos e atingem setores da economia que podem até passar despercebidos, mas causam sofrimento, derrubam empregos e tiram o enfeite do dia a dia. Um exemplo de profissionais que agonizam e nem sempre são vistos, apesar da importância deles, são os envolvidos na produção de flores. A área já registra queda nos lucros e cortes de cargos de trabalho no Brasil, chegando a um prejuízo de R$ 1,6 bilhão até o Dia das Mães.
Se as medidas restritivas para o combate do coronavírus não forem flexibilizadas, 66% dos produtores do Brasil podem falir, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor).
Agora mais do que nunca temos que pensar muito bem no presente para dar as mães. E por que não presentear e ajudar ao mesmo tempo? As flores são um dos poucos presentes que mexem com as emoções, simbolizando o abraço que não poderá ser dado.
Mas qual flor escolher? O Gazeta News decidiu ajudar os filhos e criou um guia rápido que associa as principais características da personalidade feminina a algumas variedades de flores que podem ser combinadas com o jeito especial de cada mãe.
Difícil aceitar a não recomendação de um abraço nas mães, justo no dia dedicado a elas (10 de maio). As flores são um dos poucos presentes capazes de ativar sentimentos e fazer com que as mães se sintam ainda mais queridas, lembradas e amadas no dia em que, tradicionalmente, eram para estar rodeadas e paparicadas pelos filhos.
Então abrace sua mãe com uma flor.
Mas qual escolher entre rosas, orquídeas, begônias, kalanchoes, girassóis, alstroemérias, antúrios, lírios, flores do campo, violetas, tulipas, suculentas, petúnias, zamioculcas, samambaias, crótons, gérberas, angelônias, pagodas, verônicas, asplênios, coleus e limoniuns, cravínia, hibiscos, calibrachoa, coleu, onze horas, impatiens, asplenium ou gynura. Ufa, são muitas opções, mas são apenas algumas das cerca de 350 espécies diferentes e 3.500 variedades de flores e plantas ornamentais disponíveis no Brasil.
Para quem não tem certeza sobre qual é a flor ou planta preferida da mãe, o Gazeta decidiu também auxiliar na escolha e criou um guia rápido que associa os perfis femininos às espécies mais conhecidas do público e que podem ser facilmente encontradas nas floriculturas. Assim, a escolha da flor que melhor combina com o jeito de ser de cada mulher importante em nossa vida pode aumentar a emoção das mães, avós, esposas, ou quem mereça ser homenageada (o) nesse dia.
Perfis x Flores
A “mãe romântica e conservadora” vê na maternidade o maior símbolo de realização pessoal. Pode ser identificada pela personalidade mais discreta. Fazem parte deste grupo algumas donas de casa, mulheres mais reservadas, meigas e sensíveis. Geralmente aprecia as flores clássicas, como as rosas, as begônias, as violetas e os lírios.
A “mãe moderna e prática” é aquela mulher mais arrojada, dotada de uma personalidade alegre e divertida. Está sempre de bem com a vida. É a mãe amiga, companheira, que está sempre ligada nas redes sociais, conversa com seus filhos sobre qualquer assunto e os acompanha nos mais diversos programas. Gosta de novidades, de cores vivas e alegres. Para ela, as melhores opções são as flores do campo, girassóis, gérberas, alstroemérias e os kalanchoes.
A “mãe forte e decidida” é caracterizada pela sua determinação, segurança e personalidade marcante. Chega a ser um tanto rígida com os filhos, exigindo que eles se esforcem e se dediquem ao máximo. É contemporânea, corajosa e gosta de flores que, assim como ela, marquem presença e sejam perenes. A sugestão é que seja presenteada com plantas verdes, flores tropicais, antúrios, bromélias, cactos e suculentas.
Já a “mãe exigente e requintada” é aquela identificada pelo gosto apurado. Aprecia um bom presente e valoriza os detalhes. Seus filhos são tratados como verdadeiras joias. Para eles, nada menos do que o melhor. A sugestão são as flores elegantes envoltas em embalagens caprichadas. Uma boa dica são os buquês ou arranjos elaborados e as orquídeas, como as phalaenopsis, denphal, dendobrium e Vandas.