A Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Programa Agro Plus Bahia, realiza novamente o ‘Projeto de Coleta e Análise de Fertilizantes’, com o intuito de trazer mais segurança para o produtor com relação a qualidade dos fertilizantes e avaliar a qualidade dos produtos comercializados na safra atual.
O processo é acompanhado por técnicos do Núcleo de Agronegócio da Aiba que coletam as amostras para estudo nas principais microrregiões produtoras e o material é encaminhado aos laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), no município de Luís Eduardo Magalhães, para identificar a qualidade dos produtos. Esse processo não tem custo adicional para o agricultor.
O produtor associado interessado em participar do projeto, deve entrar em contato com a Aiba, que orientará os procedimentos de recebimento e armazenamento do produto para que as coletas tenham validade.
“A Aiba está em campo, para coletar e analisar a qualidade dos fertilizantes na propriedade. É interessante que esse processo ocorra após o recebimento do fertilizante pelo produtor, e a análise irá comparar o produto comprado com o que realmente foi entregue pelo fornecedor. Em caso de divergência nos resultados das amostras, a equipe de fiscalização do Mapa será acionada para realizar os procedimentos administrativos e jurídicos”, explicou o analista de campo da Aiba, Gabriel Juchem.
Fonte: Ascom Aiba