Agricultores baianos participam do lançamento de fórum em defesa do agro em Salvador

em Agronegócio
30 de outubro de 2023
Agricultores baianos participam do lançamento de fórum em defesa do agro em Salvador

Setor que responde por quase 30% da economia da Bahia, o agronegócio conquistou mais um espaço permanente para fomentar o debate e impulsionar ações para o seu fortalecimento. O I Fórum Permanente em Defesa do Agronegócio foi criado na manhã desta quinta-feira (26), em Salvador (BA), e contou com a participação das entidades que promovem o desenvolvimento sustentável da agricultura no território baiano. Ao lado da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB) e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) representou o setor no lançamento do fórum, uma iniciativa da Band Nordeste e do Instituto Washington Pimentel.

Para um dos idealizadores do fórum, Washington Pimentel, este é um movimento necessário para propor o elo entre a realidade que acontece no campo desenvolvido pelo setor produtivo, e como essas informações chegam até as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos. “A Bahia tem a maior produtividade da soja e a fibra de algodão com maior qualidade do Brasil. Temos aqui hoje os produtores do Oeste, do Vale do São Francisco, da Chapada, que fazem acontecer nas fronteiras agrícolas, e eles vão dizer que o acontece lá, não é dito aqui. As melhores práticas agrícolas e com sustentabilidade são empreendidas no cerrado baiano. Precisamos trazer a compreensão dessa realidade do que se trata a indústria do agronegócio baiano para toda a população”, afirma.

Ao representar a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) no painel Cenário da Agricultura Brasileira – Desafios e Potencialidades, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), Davi Schmidt, classificou como positiva a iniciativa do fórum e a oportunidade dos produtores expressarem o seu ponto de vista e proporcionar o diálogo com outros segmentos da economia. “O Fórum ajuda a abrir a janela do agro em Salvador para entender melhor a realidade do agro, que é bastante singular, e mudar a percepção de quem não conhece o setor, que trabalham em segmentos e que vivem o seu cotidiano na cidade. Tenho certeza que esta nova instância de debate vai abrir muitas portas junto aos representantes do poder público, setor jurídico e a mídia que ficam na capital”, afirma.

LEIA TAMBÉM  Recuperação Impressionante: Como a Colheita de Soja em Mato Grosso Supera Expectativas e Transforma Desafios em Oportunidades

O Fórum levou informações relevantes relacionadas às diferentes culturas e práticas agrícolas adotadas na Bahia, destacando o papel dos produtores no impulsionamento da economia baiana e brasileira . O agronegócio representa 50% das exportações do Brasil. Para o diretor-executivo da Abapa, Gustavo Prado, este é mais um espaço para mostrar o que a agricultura proporciona de bom, com geração de emprego e renda com sustentabilidade, movimentando a economia e levando comida e dignidade às pessoas, por meio da terra. “Esperamos que o fórum propicie novos momentos de interação com a presença de representantes da sociedade para que possam se tornar apoiadores e parceiros efetivos dos produtores rurais do oeste e da Bahia”, afirma.

O evento abrigou ainda o painel Políticas Públicas, Segurança Jurídica e Fortalecimento do Agronegócio, que contou com a participação da secretária Jusmari Oliveira, que representou na solenidade o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; da procuradora geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli, o desembargador Mário Albiani Júnior, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia; o coordenador geral de apoio às superintendências do Ministério da Agricultura, Oziel Oliveira, e Marko Silva, diretor de operações do Desenbahia. Também participaram dos painéis os deputados estaduais Manuel Rocha (União Brasil), presidente da comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e Eduardo Salles (PP), da comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Ascom Abapa

/ Published posts: 2696

Somos um editorial online com notícias e informações de Luís Eduardo Magalhães e Região. Tudo que acontece no Oeste Baiano, você encontra aqui.

Facebook
Instagram