Da lavoura para as passarelas, produtores baianos acompanham a versatilidade do algodão em desfile no SPFW

0
146

Quem se dedica a garantir a melhor qualidade da fibra de algodão, cuidando desde o plantio da semente até a entrega do fardo para as indústrias têxteis, teve a oportunidade de ver a matéria-prima sendo transformada em arte. Do dia a dia no campo para as passarelas, os produtores de algodão da Bahia, Luiz Carlos Bergamaschi e Alessandra Zanotto, acompanharam nesta quinta-feira (9) o desfile da campanha Sou de Algodão na 56ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). Sob a voz da cantora Ava Rocha e com o cenário marcado pelo branco do capulho do algodão, eles assistiram um tributo ao jeans, que completa 150 anos, e cuja versatilidade foi apresentada nas mais diferentes modelagens, cores e estampas.

“O Sou de Algodão fez uma justa homenagem a uma peça que é democrática na sua essência e está no guarda-roupa de todos os brasileiros. O jeans tem como matéria prima principal o algodão, e por isso proporciona resistência e conforto, se adaptando muito bem ao mercado nacional. Esperamos que com toda a criatividade no uso do jeans mostrado no desfile possa inspirar a moda das ruas levando o algodão para todos os espaços”, afirma o produtor Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). A campanha “Sou de Algodão” envolveu um time com 28 marcas parceiras que contribuíram diretamente na apresentação dos 40 visuais exclusivos apresentados no desfile.

A criação ficou por conta dos renomados estilistas: Amapô Jeans, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear e Weider Silveiro. A execução das peças contou com o apoio de 19 empresas, entre tecelagens, fiações, malharias e confecções, e oito artesãos. O desfile contou com a produção e direção criativa a cargo do Paulo Borges, criador e diretor da SPFW. O styling ficou sob a responsabilidade de Paulo Martinez e a beauty, de Ricardo dos Anjos, ambos profissionais considerados ícones do mundo da moda. Esta é a segunda vez da Campanha Sou de Algodão no maior evento de moda da América Latina, e que vem contribuindo para que mais marcas possam aderir ao programa “SouABR”, permitindo a rastreabilidade da fibra, desde a origem, diante da certificação Algodão Brasileiro Responsável (ABR).

LEIA TAMBÉM  Entre na folia do carnaval

“O desfile  mostrou as inúmeras possibilidades de roupas com jeans, tanto masculinas, quanto femininas, fora da calça básica de sempre. Então o desfile foi grandioso, trouxe uma percepção e confirmou a expectativa que as pessoas estavam de ver esta moda tão versátil com um tecido que é 100% de algodão e que muitas vezes não imaginamos o que podemos criar e usar com ele”, destaca a produtora Alessandra Zanotto, vice-presidente da Abapa. Além dos profissionais da marca Dendezeiros, editoras, consultoras de estilo e influenciadoras de moda, Denise Pitta, Carol Souza e Fernanda Wustro, também representaram a Bahia no desfile.

Sou de Algodão – O desfile comemorou o 7º ano da campanha Sou de Algodão, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), e que conta com a parceria de 1400 marcas, e que foi responsável pela descoberta de talentos brasileiros na moda por meio do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. A campanha também se destaca nos investimentos que posicionam a fibra brasileira como uma das mais sustentáveis do mundo, ao ter 82% da sua produção licenciada pela entidade internacional, Better Cottton Initiative (BCI), que comprova que a fibra produzida no país cumpre rígidos critérios ambientais, sociais e econômicos. Para assistir o desfile da campanha Sou de Algodão na SPFW, pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=fb0Kl1r7BmE

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui