0
115

Para manter o bom estado da malha viária e garantir a infraestrutura das principais vias utilizadas para o escoamento da produção e insumos agrícolas na região do Oeste baiano, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realiza um programa permanente de manutenção de estradas. Atualmente, a entidade agrícola está executando com recursos do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), a Operação Tapa-buracos na BA 225.

Além disso, na última semana, a parceria entre a Aiba, a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e as autoridades governamentais, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participaram do lançamento do Edital de Pavimentação da BR-030, contemplando um trecho de 200 km entre Cocos (BA) e Mambaí (GO), na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília.

Parceria entre produtores rurais do oeste baiano e Governo impulsiona pavimentação da BR 030

A iniciativa da Aiba, em 2018, por meio do Instituto Aiba, ao contratar uma empresa para elaborar o anteprojeto de pavimentação da BR-030, foi crucial para este momento. “Hoje foi dado mais um passo importante para a resolução dessa antiga demanda de infraestrutura da Aiba e dos produtores rurais do Oeste da Bahia. Com a concretização da obra, irá mudar a história da nossa região, e uma garantia considerável para o escoamento da produção entre os dois estados”, destacou o ex-presidente da Aiba, Celestino Zanella.

Essa colaboração entre o setor privado e o governo não apenas demonstra o poder transformador de parcerias estratégicas, mas também sinaliza um avanço para o desenvolvimento local. A pavimentação desse trecho não apenas facilitará o escoamento da produção agrícola, mas também promoverá o crescimento econômico, o acesso a serviços essenciais e a integração entre diferentes regiões, impulsionando, assim, o potencial produtivo e a qualidade de vida dos habitantes locais.

Odacil Ranzi, atual presidente da Aiba, destaca as diversas ações e parceria da Associação visando a melhoria da logística regional. “Na Aiba temos diversas ações, como reuniões periódicas da presidência da instituição com o Ministério de Infraestrutura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para levar as informações sobre as necessidades regionais, interlocução com os governos estadual e federal para melhoria da rodovias, além de ações efetivas de recuperação e operações tapa buraco, para assegurar o escoamento da safra e as execução de obras de pavimentação asfáltica em estradas vicinais, em parceria com a Abapa e produtores locais”, finaliza Odacil.

LEIA TAMBÉM  Bahia brilha no agronegócio: 8 municípios entre os 100 mais ricos

A Operação Tapa-buracos na rodovia BA 225 abrange uma extensão de 70 quilômetros e apresentou no decorrer de determinados trechos, entre a região da Coaceral à Formosa do Rio Preto, algumas danificações devido ao início do período chuvoso. “São investimentos dos agricultores revertidos para a melhoria infraestrutural das principais estradas onde se concentram regiões produtivas e um grande número de fazendas”, salienta o gerente de Infraestrutura da Aiba, Luiz Stahlke.

INFORMAÇÕES e Imagens: Ascom AIBA

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui