Como irá funcionar a plataforma Celular Seguro?

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Foto Pexels PhotoMIX Company

O aplicativo e o site Celular Seguro que foram lançados na última terça-feira (19), permitem bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques. Ele tem o objetivo de impedir o acesso de criminosos a aplicativos de bancos e dados pessoais caso o aparelho celular tenha sido furtado, roubado ou até mesmo perdido.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, “estamos construindo um botão de emergência, para que a pessoa rapidamente aperte e as operações fiquem bloqueadas, para que ela possa reorganizar sua vida com mais calma, sem ter a agonia de uma hora para outra parar sua vida para fazer 300 ligações para bloquear uma série de canais que expõem ela a crimes financeiros e golpes”, explicou.

A nova plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), juntamente com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Foram assinados memorando com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi.

Também foram firmados protocolo de intenções com empresas como Google, Uber, 99, Zetta, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Firmaram adesão ao aplicativo a Conexis Brasil Digital e as empresas Claro, Vivo e TIM.

Como funciona

O aplicativo está disponível desde a última quarta-feira (20), para os sistemas IOS e Android, e pode ser acessado pelo site Celular Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.  Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é necessário fazer o login através da conta gov.br. Deve cadastrar o aparelho informando o número, marca e modelo (pode ser cadastrado mais de um aparelho mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário)

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O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.

Com  informações de Agência Brasil

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