Governo da Bahia inicia tratativas para produzir hidrogênio verde

0
113
Jerônimo Rodrigues destacou que tecnologia pode ajudar na produção de fertilizantes. Fotos: Eudes Benício/GOVBA

Em visita a Espanha, cumprindo agenda oficial, o governador Jerônimo Rodrigues, iniciou tratativas para assinar um termo de cooperação para produção de hidrogênio verde na Bahia.

O anúncio aconteceu durante visita do chefe de estado ao campus onde funciona Centro de Pesquisa e Tecnologia em Hidrogênio (CER-H2), da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, na quarta-feira (28).

De acordo com o governo da Bahia, uma das linhas de estudos e experimentos dos pesquisadores espanhóis é para aplicação do hidrogênio verde para veículos. Eles estudam também alternativas para diminuição de custo na produção dessa fonte de energia limpa.

“Esse termo de cooperação que nos comprometemos a assinar vai garantir a troca de experiências e o intercâmbio de profissionais, como cientistas e técnicos, com a intenção de fazer a Bahia avançar na produção do hidrogênio verde. Sabemos que com o potencial do nosso estado e os conhecimentos que serão compartilhados podemos, tranquilamente, produzir os nossos fertilizantes”, pontuou Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia.

Além de conhecer os equipamentos utilizados na pesquisa, iniciou as tratativas para a parceria entre a universidade e o governo baiano. José Luis Gonçalves de Almeida, gerente executivo do Senai-Cimatec, destacou a participação da instituição na parceria.

“Vamos colaborar na elaboração de uma estratégia sustentável de descarbonização. O Senai-Cimatec já tem feito trabalhos com o governo do estado da Bahia, dando toda a assistência técnica possível, na elaboração de projetos relacionados a energias limpas, processo de descarbonização, nas reações de redução de gás carbônico e outras ações”, disse.

Governo da Bahia inicia tratativas para produzir hidrogênio verdeRepresentantes do Consulado e Embaixada brasileiros na Espanha também acompanharam a visita. Os órgãos diplomáticos ficaram responsáveis pelas primeiras intermediações entre as organizações envolvidas no acordo.

 

Economia de baixo carbono

LEIA TAMBÉM  Vendas do comércio na Páscoa devem crescer 4,5% e chegar a R$ 3,44 bi

Para fortalecer a posição da Bahia na transição para uma economia de baixo carbono, o governo baiano lançou o Atlas do Hidrogênio Verde durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, em dezembro do ano passado.

O H²V Atlas Bahia é fruto de uma parceria entre o governo estadual e a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), sendo o primeiro do mundo, destaca o potencial do estado na produção de energia limpa.

FONTE: Canal Rural

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui