Fortalecendo parcerias no Agro, presidente da FIEB visita entidades agrícolas do Oeste

0
101

Fortalecer o desenvolvimento do agronegócio no Oeste baiano. Este foi o principal objetivo da visita do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, a Luís Eduardo Magalhães, na última terça-feira, 12.

Carlos Henrique, juntamente com sua comitiva estiveram visitando as sedes da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), onde os presidentes das entidades produtoras apresentaram os resultados do trabalho realizado pelas instituições, bem como os impactos positivos advindos dessas ações e as demandas necessárias para a continuidade e superação de desafios no setor.

Na apresentação, Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da ABAPA, citou a importância da parceria entre o agro e o Sistema “S”, que trouxe qualificação profissional que resulta numa melhora do índice de produtividade e também a segurança e a saúde do trabalhador. Outro ponto ressaltado foi a integração entre desenvolvimento e industrialização. “Há muitas demandas regionais. Esta visita foi uma oportunidade de dialogarmos sobre questões como portos, energia e infraestrutura. Gargalos que exigem atenção e que são entraves à industrialização”. Aproveitou a ocasião também para lembrar a importância da implantação de indústrias no interior. “A cadeia da indústria têxtil traz consigo a elevação do consumo e a real possibilidade de passarmos das atuais 700 mil toneladas para um milhão de toneladas de algodão consumido no Brasil. Associado a isso vem a geração de empregos, desenvolvimento, valor agregado e tributos”, disse.

Já o presidente da AIBA, Odacil Ranzi, enfatizou que o encontro reforça a parceria entre os setores agrícolas e da indústria, essencial para impulsionar a competitividade do agronegócio baiano. “Esse é um encontro para tratar sobre o desenvolvimento do agro na região Oeste. Temos a união das instituições e a FIEB vem para agregar parcerias essenciais no impulsionamento da competitividade do agronegócio baiano”, destacou Ranzi. Participaram ainda do encontro inicial o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, e o vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Celestino Zanella.

LEIA TAMBÉM  Impactos da Nova Lei de Mato Grosso na Moratória da Soja

Fortalecendo parcerias no Agro, presidente da FIEB visita entidades agrícolas do Oeste

A comitiva da FIEB conheceu as instalações do Centro de Treinamento, do Centro de Análises de Fibra da Abapa, e ainda, a obra do novo laboratório que em operação terá capacidade para duplicar o volume de análise da fibra produzida na Bahia e em estados como Piauí, Maranhão e Tocantins. Passos destacou a importância de conhecer as demandas das instituições do agronegócio e dos produtores para buscar formas de apoiá-los no processo de crescimento econômico da região.

“O planejamento estratégico da FIEB visa interiorizar os serviços da Federação. Essa é uma visita oportuna para falar um pouco sobre o que o nosso sistema oferece e também ouvir lideranças, produtores e instituições locais para entendermos como contribuir com os nossos serviços. A indústria participa do processo de desenvolvimento do agro e sabemos do esforço da Abapa e da Aiba para superar o emaranhado de dificuldades”, ressaltou o presidente da FIEB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui