Mal se levantou da cama e já está com dor no calcanhar? Pois saiba que esse é um dos sintomas mais comuns da Fascite Plantar: um problema que pode causar muitas dores. Mas existe um tratamento muito simples e eficaz que ajuda a resolver o problema de modo definitivo.
A Fascite Plantar é uma inflamação que ocorre na Fascia: tecido que temos na sola dos pés. “A Fascia vai do calcanhar até os metatarsos. Sua função é absorver impacto e segurar o pé para que ele não faça movimentos exagerados enquanto caminhamos.” Explica Mateus Martinez, diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. A Fascite Plantar pode provocar dores em toda a sola dos pés: desde o calcanhar até perto dos dedos, incluindo toda a extensão do arco plantar. Mas você pode estar se perguntando: – por que a fascia inflama? Pois saiba que a Fascite Plantar pode acontecer por vários motivos. Por isso é tão comum e incomoda tanta gente.
De sobrepeso a pisada torta: existem muitas razões para o surgimento de uma Fascite Plantar.
Na maioria das vezes a fascia inflama por causa de sobrecarga. A pessoa que está acima do peso, por exemplo, pode estar sobrecarregando a estrutura dos pés. Quem passa muito tempo em pé, anda muito, pisa errado, tem pés chatos ou cavos também pode desenvolver fascite plantar em algum momento da vida. O uso de calçados inadequados, com solados rígidos, saltos altos, bicos finos pode sobrecarregar a fascia promovendo um processo inflamatório.
“Para saber com certeza se a dor que sente nos pés é mesmo em decorrência de uma fascite plantar é necessário passar por uma avaliação profissional”, recomenda Mateus Martinez.
Primeiro passo para tratar a fascite: elimine a causa!
Depois que você passou por um especialista e conseguiu identificar o porquê das suas dores, a primeira coisa a fazer é eliminar ou diminuir a causa. Por exemplo, se o problema está no tipo de calçado, procure modelos mais anatômicos e confortáveis. Se for a atividade física que está causando a dor, reduza, ao menos, até a fáscia desinflamar.
Palmilhas sob medida: tratamento biomecânico, que dispensa o uso de medicamentos
“A palmilha ortopédica, feita sob medida para a necessidade de cada indivíduo, é o tratamento mais adequado para quem sofre as dores de uma fascite plantar. Primeiro, porque ela dá suporte ao arco plantar, distribuindo o peso do corpo na sola do pé, aumentando a área de contato e aliviando os pontos de pressão.”, esclarece Mateus Martinez. “A palmilha sob medida também corrige a pisada. Usada com regularidade a palmilha sob medida proporciona tratamento para resolver a fascite plantar mesmo para aquelas pessoas que precisam ficar em pé por razões profissionais ou caminham muito em seu trabalho.”, complementa, Mateus.
Fonte Pés sem Dor