Atividades manuais: como escrever, jardinagem e tricô podem melhorar sua mente.

0
91
Trabalhar com as mãos é bom para o seu cérebro. Foto: Freepik

Você sabia que atividades como escrever, cuidar do jardim e tricotar podem melhorar sua cognição e humor? Pois é, de acordo com um estudo recente, trabalhar com as mãos pode ter benefícios significativos para o nosso cérebro.

Um artigo discute como o uso das mãos em atividades tradicionais, como escrever à mão, fazer jardinagem e tricotar, pode melhorar nossa qualidade de vida. Ao contrário de atividades comuns no mundo digital, como digitar, tocar em telas sensíveis ao toque e rolar páginas, essas práticas mais analógicas podem ser benéficas para nossa saúde mental e cognitiva.

Segundo a pesquisa, o simples ato de escrever à mão pode ter um impacto significativo na maneira como nosso cérebro funciona. Isso ocorre porque ao escrever à mão, nossa mente precisa se concentrar na formação das letras e palavras, o que ativa diferentes áreas do cérebro, envolvendo a memória e a atenção. Além disso, a escrita à mão é uma forma de expressão pessoal e pode ajudar na redução do estresse e no fortalecimento da conexão entre a mente e o corpo.

Outra atividade benéfica destacada pelo estudo é a jardinagem. Mexer com a terra, plantar sementes e cuidar das plantas pode ter um efeito calmante no cérebro. Além disso, essa prática nos conecta com a natureza e nos permite desfrutar de um ambiente mais tranquilo, longe das distrações digitais.

Atividades manuais: como escrever, jardinagem e tricô podem melhorar sua mente.
Tricotar pode ter benefícios no desenvolvimento motor e na coordenação motora fina. Foto: Freepik

O tricô também é uma atividade que melhora a atividade cerebral. A repetição de movimentos e a concentração necessária para criar peças de tricô podem ter um efeito relaxante e meditativo. Além disso, ao tricotar, nossas mãos são envolvidas em uma atividade física e criativa, o que pode ter benefícios no desenvolvimento motor e na coordenação motora fina.

Por outro lado, atividades digitais, como digitar, tocar em telas e rolar páginas, não fornecem os mesmos benefícios para o nosso cérebro. Essas ações muitas vezes são realizadas de forma automática e não envolvem a mesma concentração e conexão mente-corpo que atividades mais táteis oferecem.

LEIA TAMBÉM  Setembro Amarelo: sinais para ficar atento com a saúde mental

Portanto, incluir atividades que envolvam o uso das mãos em nossa rotina diária pode ser uma maneira eficaz de melhorar nossa cognição e humor. Escrever à mão, fazer jardinagem e tricotar são apenas algumas das opções disponíveis. Encontre a atividade que mais lhe agrada e comece a colher os benefícios para o seu cérebro.

Referência: The New York Times

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui