Arquitetura e tecnologia: bem estar nos ambientes fechados em tempos de covid-19

0
618

A tecnologia faz parte da nossa rotina em diversos aspectos, na arquitetura não é muito diferente. Um exemplo que é cada vez mais comum e já tem feito parte do nosso cotidiano é o acesso por portas automáticas, principalmente em locais de grande movimento como shopping e bancos. Outra tecnologia que aos poucos vem sendo adotada em locais públicos mais novos, como aeroportos por exemplo, é a automatização dos banheiros, onde as torneiras, dispensores e até mesmo descargas funcionam através de sensores de proximidade ou monitoramento do tempo. Tudo isso para evitar o contato direto e, subsequente, a contaminação. O melhor é que essas inovações não são exclusivas para áreas comerciais de grande fluxo, elas também podem ser implantadas em locais menores, como escritórios e até mesmo nas residências.

Controle qualquer ambiente sem contato algum

Através do sistema de automação, é possível controlar praticamente tudo dentro de um imóvel, como ligar o ar condicionado, ajustar iluminação, acionar cortinas, irrigar o jardim, ter interação com interruptores, entre outras, neste caso as possibilidades são infinitas.

Ela permite que os usuários alterem seu ambiente ou acessem dados sem nenhum contato externo e até mesmo de forma remota, onde a pessoa não precisa estar no local. É necessário apenas ter o aplicativo ideal para usá-lo através do smartphone, tablet ou relógio inteligente. Além disso, as tecnologias de comando de voz por assistentes pessoais inteligentes, ou IPA, é uma realidade que já existe e está tomando conta dos lares ao redor do mundo. Eles são equipamentos capazes de realizar algumas tarefas aos seus usuários apenas pela voz, desde que estejam conectando-se à internet e à mesma rede aos demais aparelhos da casa.

LEIA TAMBÉM  Quero reformar, por onde começar?

Sensores de presença para ativar iluminação por movimento, é outa alternativa que elimina o contato com interruptores e até mesmo um esforço desnecessário. Essa alternativa pode reduzir em potencial a propagação de germes e doenças.

Outra vantagem de ter um imóvel inteligente está na economia, visto que os aparelhos podem ajudar na gestão de água e eletricidade.

As tecnologias sem contato estão ganhando destaque, pois estão cabendo cada vez mais no bolso das pessoas e em breve farão ainda mais parte da nossa rotina.

Foto: Monica Hassan

Arquitetura e tecnologia: bem estar nos ambientes fechados em tempos de covid-19

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui