Essa semana vi em alguns veículos de informações e também algumas pessoas me perguntando sobre essas notícias, e fui atrás de entender o que estava se passando. Em uma conferência da OMS foi falado que casos assintomáticos raramente transmitem o vírus. Na verdade, o que ocorreu foi uma má colocação que gerou interpretações e sustos!
Mas e aí? O que eu devo saber? O que é verdade de fato?
Uma pessoa assintomática é uma pessoa que tem o vírus, mas não apresenta nenhum sintoma, e não vai apresentar nunca. Uma pessoa pré-sintomática tem o vírus, mas ainda não manifestou sintomas, ou tem sintomas bem leves. Porém não temos como saber se uma pessoa assintomática vai se manter assim até o fim da infecção ou se vai apresentar sintomas em algum momento.
Os dois casos apresentados e discutidos são portadores do vírus, sendo assim, os dois transmitem, pois basta ter o vírus. O que PODE acontecer é que uma pessoa sintomática, mesmo com sintomas brandos, tosse, espirra, apresenta coriza, e esses são meios que facilitam a contaminação, pois há maior presença de gotículas do que uma pessoa que tem o vírus, mas não apresenta esses sintomas. No entanto, não temos ainda pesquisas que possam comprovar de fato a taxa de transmissão entre esses casos.
Resumindo: com sintomas ou sem sintomas a pessoa VAI transmitir o vírus se ela estiver infectada.
Como eu faço pra me proteger disso já que as pessoas não têm uma plaquinha de “positivo” ou “negativo”? Use a máscara cobrindo nariz e boca, higienize as mãos com frequência e só saia de casa quando estritamente necessário. Respeite as medidas de isolamento e distanciamento social. Respeite a vida.
Fonte: acpjournals e nature