Casa fresca: revestimentos cerâmicos são ideais para regiões quentes

0
91

Parafraseando a música de Jorge Ben Jor, moramos em um país tropical. Devido ao clima quente, é uma preocupação deixar a casa mais fresca, para aproveitarmos ao máximo essa terra bonita por natureza. Principalmente nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas costumam ser elevadas, não só no verão, mas no ano todo.

Sempre é preciso levar em consideração o clima da cidade na hora de construir ou reformar a casa. Além de contar com a ajuda da tecnologia para a climatização, como aparelhos de ar-condicionado, os revestimentos certos e até a decoração podem contribuir bastante para tornar o ambiente mais agradável com relação ao calor.

 

Revestimento certo

Para regiões com altas temperaturas, os revestimentos cerâmicos certamente são mais indicados. Por ter baixa inércia, o material não retém calor, ajudando a manter a casa fresca. Mesmo quando expostos ao sol em ambientes externos, por exemplo, os revestimentos cerâmicos começam com uma temperatura mais baixa e terminam com uma menor, na comparação com matérias-primas como a madeira e as pedras naturais. Aliás, é importante destacar que não existe produto atérmico no mercado. Portanto, desconfie!

Não à toa, o revestimento cerâmico é popularmente chamado de piso frio. Por isso, é a melhor opção em regiões quentes, como o Norte e Nordeste brasileiros, para decorar todos os ambientes da casa, tanto o piso, quanto as paredes. Acredite, mesmo em dias com o sol forte e calor intenso, a cerâmica contribui para manter interiores frescos.

Casa fresca: revestimentos cerâmicos são ideais para regiões quentesPara todos os gostos

Claro que a estética também precisa ser levada em consideração. Aqui, mais um ponto positivo para o revestimento cerâmico. Graças à tecnologia avançada, é possível reproduzir com uma grande riqueza de detalhes qualquer matéria-prima, como os diferentes tipos de mármores, concreto e pedras naturais, além de estampas autênticas.

LEIA TAMBÉM  Evento em Lisboa reúne trade turístico e artistas de Portugal para promoção do destino Bahia

Isso significa que, independentemente da imagem estampada na peça, a cerâmica continua sendo fria, mantendo o ambiente agradável, diferentemente do que acontece com a madeira, por exemplo, que não é indicada para regiões com calor intenso.

Quer mais? Outra vantagem da cerâmica é ser impermeável. Principalmente em ambientes quentes e úmidos, essa característica permite manter a casa sempre linda, já que as peças são resistentes, não deformam ou soltam, quando corretamente assentadas.

Todas essas vantagens também beneficiam as áreas externas, como varanda ou quintal. Aqui, é necessário apenas escolher peças com o acabamento EXT, ideal para ambientes mais expostos às variações climáticas. Lembre-se, porém, que esse cuidado é necessário apenas para o revestimento que será utilizado no piso. Para as paredes, verifique apenas se o produto recebe a sigla RI, ideal para qualquer ambiente, seja interno ou externo.

Casa fresca: revestimentos cerâmicos são ideais para regiões quentesPalavra da especialista

Além de optar pelo revestimento cerâmico, algumas outras informações são importantes para quem mora em lugares muito quentes. Especialista em revestimentos, a arquiteta Carol Werner explica que a cor é um elemento que precisa ser levado em consideração.

Por isso, na hora de comprar, basta lembrar da seguinte dica: quanto mais clara for a peça, menor o calor no ambiente, tornando-o mais fresco e agradável. “O aquecimento do revestimento é semelhante ao das roupas. Quando mais claro, refletirá mais luz e absorverá menos calor”, destacou Carol. Porém, “superfícies claras em ambientes externos, onde o sol bate a maior parte do dia, podem incomodar os olhos”.

Casa fresca: revestimentos cerâmicos são ideais para regiões quentesAlém do revestimento

Ao optar pelo revestimento cerâmico, manter a casa fresca ficará mais fácil. Além dessa escolha importante, alguns aspectos na decoração também contribuem com essa missão. Cortinas ajudam a proteger o ambiente contra o sol. Para um resultado ainda melhor, opte por tecidos de fibras naturais, capazes de garantir uma temperatura interna mais baixa. Evite os tapetes – bom mesmo é sentir o piso frio nos pés.

LEIA TAMBÉM  Em fevereiro, vendas do varejo baiano retraem 1,4%

As plantas também desempenham papel importante. Isso porque elas preservam a umidade do ambiente, além de contribuírem para a decoração. Dependendo da espécie e do ambiente, criam pontos de sombra, reduzindo o calor. Samambaias, avencas e heras são algumas opções práticas que aliam funcionalidade e beleza, transformando sua residência em um refúgio confortável.

Por fim, alguns hábitos colaboram para uma casa ser mais fresca. Experimente abrir todas as janelas depois que o sol se despede e a noite chega. Isso faz com que o ar fresco do período se espalhe pelos ambientes, reduzindo a sensação de abafado. Quando o sol estiver prestes a nascer no dia seguinte, feche mais uma vez as janelas. Isso conservará a temperatura agradável por mais tempo.

Fonte: Pointer

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui