Aiba é a primeira associação do agro a implementar o programa ESG no Brasil

0
91

Para adequar às novas exigências do mercado, melhorar sua posição competitiva e garantir viabilidade a longo prazo, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), adota o programa ESG e passa a ser pioneira na categoria de associações do agro do país a implementar o programa, destacando sua operação para a transparência, sustentabilidade, responsabilidade social.

A sigla que significa Enviroment Social e Governance, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Ao aderir ao programa, a Aiba ganha destaque frente à sua atuação na área de sustentabilidade, fortalece sua posição no mercado, impulsiona a inovação, além de garantir a inviabilidade, que também se reflete em suas ações e dos associados.

Para implementar o programa, primeiramente a associação consultou mais de 80 stakeholders entre associados, ONG’s, entidades de classe e filantrópicas, religiosas, instituições de ensino, fornecedores, poder público Municipal, Estadual, colaboradores e diretores da associação, que por meio de questionários sinalizaram práticas e prioridades do programa, a materialidade das principais linhas de adequação e os certificados ODS, GRI, ABNT e PR-2030.

Também durante a programação da 18ª edição da Bahia Farm Show, feira internacional de agronegócio e tecnologia organizada pela Aiba e realizada de 10 a 15 de junho em Luís Eduardo Magalhães, foi promovida uma discussão durante um Painel de Agricultura Sustentável, com o tema Agricultura de Baixo Carbono e ESG, que contou com participação de agricultores, profissionais ligados ao poder público, empresas e estudantes. A plenária foi intermediada pela jornalista da rede Bahia e apresentadora do programa Bahia Rural, Georgina Maynart. A Aiba também disponibilizou no estande da instituição, durante a feira, uma sala para atendimento de demandas sobre a temática.

Como explica o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto, a ação implica um posicionamento mais assertivo perante a atuação institucional e na busca por melhoria da qualidade de vida de colaboradores, parceiros e da sociedade envolvida. “Essa iniciativa demonstra o compromisso dos produtores rurais em tornar a produção agrícola do Oeste da Bahia cada vez mais sustentável, eficiente e os reflexos do ESG é um setor agrícola mais forte, ético e socialmente responsável”, destaca Porto, que ainda reitera que o próximo passo, será colocar em prática as recomendações do relatório, embora grande parte das observações já estejam sendo atendidas pela entidade agrícola.

LEIA TAMBÉM  Conselho Técnico da Aiba se reúne para atualização dos números de safra

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui