Ontem, 28, por volta das 20h, o ministro Alexandre de Moraes intimou Elon Musk e indicar um representante legal do X, antigo Twitter, no Brasil em 24 horas, sob pena de suspensão imediata da rede social no país. Esta comunicação foi feita ironicamente através do próprio X.
Desde o embate do ministro com o empresário, este é o momento mais próximo que o Brasil já esteve, de ter a rede social de fato fora do ar.
Voltando aos fatos
Em abril deste ano, um jornalista americano publicou no Twitter Files, um dossiê de arquivos mostrando como o STF, TSE e autoridades do judiciário brasileiro pressionaram o X a derrubar perfis e publicações.
Com a repercussão que tiveram essas publicações, alguns dias depois, parlamentares americanos divulgaram um documento com mais de 500 páginas, onde mostraram as ordens do Judiciário ao então Twitter e expondo cerca de 90 decisões sigilosas de Moraes e do TSE.
Meses depois, Alexandre de Moraes, que parece não ter entendido o recado dado, continuou mandando mais decretos sigilosos de remoção de perfis e posts de influenciadores de direita da plataforma. O X por sua vez, além de não cumprir, passou a publicar os decretos secretos do ministro pra todo mundo ver.
A partir daí, Moraes deu uma decisão dizendo que ou a plataforma derrubava os perfis indicados por ele, ou o representante legal da rede social no Brasil poderia ser preso por desobediência. O que Elon Musk então decidiu fazer? No dia 18 passado, o X decidiu fechar o escritório e encerrar todos os contratos no Brasil. Por que? Não tendo responsáveis pelo X no Brasil, não tem quem Moraes mandar prender.
Mesmo assim, Moraes não desistiu e encontrou outra maneira para tentar frear as ações de Musk, dando a cartada final. O Brasil pode estar a algumas horas de não ter mais um das principais redes sociais. Ao todo, 22 milhões de usuários correm o risco de ficar sem a plataforma.
Vale ter conhecimento que o Brasil é o sexto país com mais usuários do X no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Japão, Índia, Inglaterra e Indonésia. Somente em 7 países o X é bloqueado, e preste atenção quais são eles, China, Coreia do Norte, Irã, Rússia, Turcomenistão, Mianmar e Venezuela.