Já começo essa coluna respondendo o título provocativo: É POSSÍVEL! Para muita gente, o pesadelo da viagem inicia no momento em que se começa a arrumar as malas. Na verdade, não existe ainda um manual ensinando como preparar a bagagem. Até porque, isso vai depender de diversos fatores a exemplo do roteiro, estação do ano, quantidade de dias da viagem, hábitos do viajante e etc.
O que se sabe mesmo é que após as novas regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) ficou mais custoso despachar a mala com o peso excedente e isso tem refletido no comportamento de quem viajava e levava consigo malas e mais malas…
Contudo, o que muita gente não sabe é que as companhias aéreas despencam o preço da passagem internacional quando não há bagagem despachada. Neste caso, você poderá levar apenas uma bagagem de mão pesando o limite de 10kg. Mas afinal, além de economizar no preço da passagem, quais as outras vantagens que se tem ao viajar apenas com a bagagem de mão? Vamos lá:
- Realizar o check-in online e não necessitar de pegar as filas quilométricas para despachar a bagagem;
- Ao desembarcar, você não precisará esperar pela bagagem na esteira;
- Com a sua bagagem em mãos você evita extravios e até mesmo perda;
- Facilita a sua locomoção com menos peso.
Agora, creio que o segredo precioso para quem irá viajar sem despachar a bagagem está na organização da mala. Na minha última viagem à Europa eu me desafiei em viajar com a bagagem de mão e deu tudo certo. Fiquei sete dias e não tive problemas. Na verdade, como fui no verão, descartei as peças de frio que já ocupam um espaço significativo. Então, uma dica importante é: Sempre leve uma blusa de fio, casaco/jaqueta coringa (que combine com todas as peças) e sempre as leve na mão ou já vestido para evitar carregar muita coisa. Na verdade, as peças mais pesadas eu já tento usá-las na hora do embarque (a exemplo do calçado, a calça jeans e o casaco).
O que muita gente não sabe é que além da mala de mão (até 10kg) o viajante também pode levar um artigo pessoal (bolsa, mochila ou equivalente). Então, eu sempre levo uma mochila onde eu coloco a nécessaire com artigos de higiene e beleza, uma calça, um par de calçado e um ferro de passar roupa portátil (que eu não abro mão). Isso já me proporciona mais espaço na mala.
Já na mala, sempre dou prioridade para as camisetas, bermudas e outras peças organizadas em rolinhos para sobrar mais espaço. Geralmente, eu sempre calculo uma peça de roupa para cada dia que passarei no destino, deixando também uma peça reserva. Quanto à calça é inevitável…o truque é ter que repeti-las. Já os calçados (para nós, homens) um sapato, um tênis e um chinelo já é mais que suficiente.
Na hora de arrumar a mala não esqueça: sempre comece pelas roupas maiores e em seguida, organize as demais peças em formato de rolinhos.
Gostou da dica? Se ficou alguma dúvida é só entrar em contato.
Boa viagem e até o próximo destino.
Fiz uma viagem em janeiro: 16 dias, 3 países, 8 cidades, incluindo temperaturas que variaram de 8 a 32 graus. Resumo da ópera: é perfeitamente possível!