Se tornar um especialista em carnes para churrasco depende mais do que apenas saber qual peça comprar, é preciso saber como comprar carnes da forma certa.
Basicamente, para comprar carnes de uma forma correta é preciso que a cor dela esteja vermelha, que a textura esteja macia, que ela esteja no máximo a 72h na geladeira e que o corte tenha sido feito de forma limpa.
Isso porque existe uma série de cuidados que você precisa se atentar para garantir a qualidade da sua carne.
Assim, confira algumas dicas essenciais para preservar bem suas peças e fazer o melhor churrasco possível:
1. Cor da carne
Antes de mais nada, é fundamental prestar atenção na cor da carne. Seja no açougue ou no mercado, a carne deve estar com uma cor vermelha viva, como cereja ou sangue. Quanto mais viva a cor da carne, melhor.
Além disso, a gordura deve estar branca, ou o mais próximo disso possível. Se a peça tiver uma cor vermelha mais escura, e a gordura for amarelada, tome cuidado! Essa peça pode estar velha.
O açougueiro também pode afirmar que a carne é fresca, ou cortar uma nova peça para você na hora. No entanto, se estiver com uma cor suspeita, o animal pode ter sido abatido muito velho, ter alguma doença ou estar ali faz tempo.
Por isso, é melhor não arriscar. Verifique a cor da carne durante o corte no açougue, e depois em casa, com mais calma.
2. Maciez da carne
As carnes para churrasco devem estar macias e ideais para assar. Para fazer o teste, passe o dedo pela carne, com pressão normal.
Note se o lugar onde você passou o dedo faz uma “depressão” e volta rapidamente. Isso significa que ela não está macia o suficiente.
Mas se você passar o dedo e o buraco permanecer, significa que a peça está preparado para assar. Claro, se estiver com a cor indicada!
3. Tempo na geladeira
Especialistas indicam que as carnes para churrasco só podem ficar na geladeira pelo período de 72 horas, no máximo.
Por isso, se seu churrasco for acontecer depois desse período, é melhor congelar a carne e descongelar no dia. Além disso, é melhor guardar a peça já temperada, pois alguns condimentos ajudam a preservar seu frescor e maciez na geladeira.
Sempre mantenha a carne bem refrigerada, e cuidado para não contaminar outros alimentos que possam estar perto. Se possível, separe uma parte da geladeira apenas para as carnes, e monitore a temperatura.
4. Corte
Seja qual for a peça escolhida, sempre prefira um corte limpo, com uma faca bem afiada. Aliás, nós ensinamos como afiar faca nesse artigo aqui, dá uma conferida!
Além disso, prefira cortar as tiras ou os filés acompanhando a fibra da carne. É possível ver a direção na peça, se ela está para “cima” ou para o “lado”. Dessa forma, você irá preservar a maciez da carne e terá um churrasco de qualidade.
A Cozinha que Fala