Você é um Fracassado?

1
916

A teologia do sucesso é um mantra repetido diariamente por todos e de várias formas, diretas e indiretas. As diretas são muito claras porque dizem que você só é alguém se tiver sucesso no trabalho (ocupando um alto posto ou ficando financeiramente bem de vida), e sucesso na família. E, neste caso há uma lista imensa de livros, lives, consultores, especialistas que estão aí apresentando receitas de como ter sucesso na vida.

As formas indiretas são justamente aquelas que vêm nas entrelinhas das falas, dos textos, dos livros, das palestras de motivação empresarial, dos olhares e dos comentários. “O que acontece que você tentou dois negócios e não deu certo?” “Tu ainda não és gerente?” “Não trocaste de carro, ainda?” “Moras naquela casa ainda?” “O sujeito já trocou de emprego várias vezes…” “Se você não alcançou seu primeiro milhão de Reais em seis meses com 25 anos, sei não, hein?”

Mas há outras situações que chegam a ser um certo bullying contra os pais e que, de certa forma, questionam o “sucesso” deles como pais/educadores. Quando os filhos chegam ao último ano do ensino médio e ainda não sabem qual a profissão vão seguir. A cara das pessoas que perguntam isto e recebem um não sei como resposta, é de um desapontamento, um “como pode” silencioso que fica um amargo na garganta. E quando não passa no vestibular, o rótulo de fracasso dado aos pais é extremamente claro.

Estas situações podem ser levadas a várias outras das nossas vidas. Porque este mantra pelo sucesso é algo que foi se formatando, crescendo como bolo que tem muito fermento, na alma do sistema capitalista. A competitividade é um dos componentes deste sistema e, com ele, dar certo ou dar errado é sinônimo direto de sucesso ou fracasso. Podemos aliviar a pressão dizendo que uma ou outra coisa é relativa, pois cada um tem sua visão sobre o tema, mas na verdade, o espírito desta sociedade já criou os parâmetros para quem é uma pessoa de sucesso e quem é o fracassado.

LEIA TAMBÉM  Terminou o ano, está aliviado?

E, como este mantra, é repetido milhares de vezes por dezenas de anos, todos os dias e horas, passamos a crer que músicos famosos, pessoas ricas, dirigentes de empresas bem sucedidas são enfim, um exemplo e um parâmetro de sucesso a ser seguidos pelos “reles mortais.”

Mas será que isto é assim mesmo? Será que só tem sucesso aquele produtor que tem milhares de hectares, mas uma dívida imensa no banco? Ou é um produtor pequeno, que descobriu uma forma nova de produzir, encontrou um nicho e está tendo um alto índice de rentabilidade no seu negócio produção rural?

Como se mede algo cujos conceitos foram forjados na base do só é bom mesmo quem está no topo. E nem sempre quem está no topo é o que tem reconhecimento pelo seu trabalho dentro da sociedade. Há que se pensar sobre este conceito criado sabe-se lá por quem e que muitos danos causa a auto estima de milhares de pessoas. E texto no link, fala um pouco sobre isto.

E então, você é um fracassado?

Empreendedorismo constrói mito de que fracasso é fruto da preguiçahttps://bit.ly/341gbWC

Você é um Fracassado?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui