Você é sustentabilidade?

0
3596

Sustenta o que? Sustentabilidade. Tem a ver com me sustentar financeiramente? Bem… passa por aí, mas em realidade é um pouco mais amplo. Como assim? Bem, sustentabilidade envolve quatro conceitos básicos. Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso (diversidade). Mas dá prá dizer que é o equilíbrio entre o que a gente precisa usar do nosso planeta para a nossa sobrevivência e o que a gente oferece em troca (repõe). É usar de forma inteligente os recursos que temos como água, por exemplo. É aumentar o consumo de produtos e materiais recicláveis para não exigir o uso de alguma forma de energia a fim de dar um destino aos não recicláveis. Repensar o descarte evitando jogar na natureza. Repensar as formas de consumo, pois tudo o que é produzido exige matéria prima que tem uma origem. Pode ser vegetal, animal ou industrial (plástico, por exemplo).

Ser sustentável não é somente preservar as áreas verdes, os rios, as florestas, plantar árvores. É também demandar dos representantes no legislativo e nas prefeituras que a cidade tenha coleta seletiva, invista em saneamento básico para toda a população e não somente para alguns bairros, invista na instalação de formas alternativas de energia, e crie campanhas permanentes junto à população e através dos meios de comunicação sobre a importância de ser uma cidade sustentável.

Muitas vezes a produção agropecuária é acusada de não ser sustentável, de mal tratar o meio ambiente. No meio de um grupo, sempre tem aquele que não faz as coisas corretamente. Mas no campo e, no caso do leste da Bahia, há muitos exemplos de preservação, capitaneado pelas associações de produtores. Há que se elogiar.

LEIA TAMBÉM  Você conhece a Amazônia?

Um dos programas mais eficientes neste sentido é o Campo Limpo, criado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – InpEV, cujo objetivo é promover a correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Por ação do Sistema Campo Limpo, cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total das embalagens de produtos comercializados anualmente recebem a correta destinação pós-consumo. Nenhum país do mundo registra uma cobertura tão ampla. Na França, que tem o segundo melhor desempenho, a destinação não passa de 77%; seguida do Canadá, com 73%. Os Estados Unidos são o nono lugar no ranking, com 33%. Com este plástico, são feitos uma série de novos produtos.

Em verdade é preciso pensar que segundo os órgãos mundiais, como ONU, UNESCO, e FAO, a população deve chegar aos 9 bilhões em até 25 anos. Isto vai exigir aumento de produção de vários itens, não só alimentos. Mas também, expertise no processo de descarte e reciclagem do lixo. Em 2018, o Brasil produziu cerca de 79 milhões de toneladas de lixo e, segundo estimativas, deve chegar a 100 milhões por volta de 2030. Por isto a palavra sustentabilidade vai ter que estar cada vez mais presente em nossas práticas do dia a dia. Afinal, as gerações que ainda virão, querem poder curtir todas as belezas que existem neste planeta. Então, você é sustentável?

Um vídeo para explicar um pouco mais sobre sustentabilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=HAtJgPODRs4

Você é sustentabilidade?

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui