Você pode nunca ter ido a um brunch, mas com certeza já ouvi essa palavrinha e ficou no mínimo, curioso. Preste atenção nessa dica para aproveitar o dia de maneira descontraída, leve e deliciosa!
A palavra Brunch é de origem inglesa, que combina o café da manhã (breakfast) com o almoço (lunch). Ou seja, um café da manhã atrasado, uma mistura de café da manhã com almoço ou até mesmo, nem café da manhã, nem almoço.
O brunch é servido por volta das 11 horas da manhã e pode se estender até o meio da tarde. O cardápio é similar ao café da manhã, mas deve ser reforçado, já que ele substituirá o almoço.
O cardápio de um brunch pode variar muito conforme o paladar dos convidados, mas é muito comum que se sirvam alimentos semelhantes ao café da manhã. Alguns exemplos de comida servidas em brunches são bolos, omeletes, bolachas, pães, tapiocas, crepes, frutas, tortas doces e salgadas, geleias e cereais.
Para beber, além do café, são servidos sucos, chás, águas saborizadas, leite e vitaminas. Em alguns brunches podem ser servidas bebidas alcoólicas, como vinhos e drinks.
Já me imaginei nesse próximo domingo, acordando tarde e curtindo um brunch na piscina muito bem acompanhada de um vinho branco gelado ou um espumante rosè ice!
O brunch é um evento descontraído, mas que pode ter alguns pequenos toques de sofisticação. Por isso, aposte em uma decoração leve, que vai condizer com o horário, mas que também mostre que o dia deve ter aproveitado da melhor maneira possível. Invista em flores, guardanapos coloridos, móveis rústicos, toalhas de mesa claras e louça delicada, porém jovial e alegre.
Pense no brunch na área externa de casa, na piscina ou na varanda! O importante é garantir que as pessoas consigam caminhar, conversar e se divertir descontraidamente.
Animou? Preparei um check list para você organizar um brunch para as amigas mais próximas ou familiares.
Checklist para organizar um brunch
1 – Defina o número de convidados e o “público-alvo” do seu brunch (família, amigos, colegas de trabalho);
2- Escolha um local bem iluminado ou ao ar livre que seja capaz de comportar todos com conforto;
3- Elabore o cardápio, pensando sempre nas opções de entrada, primeiros pratos, um prato principal e sobremesa;
4- Não se esqueça das bebidas, que podem ser alcoólicas ou não, de acordo com o que você deseja oferecer;
5- Pense com carinho na decoração, para deixar todos confortáveis e para garantir uma recepção inesquecível (e fotografável, afinal, as pessoas vão querer publicar tudo nas redes sociais!);
6- Envie o convite e aguarde o dia do evento!