Planejamento e saúde

0
1158

Domingo é dia de descansar, curtir uma piscina e almoço em família… Dorme até tarde, e vai dormir mais tarde também. Acorda na segunda, em cima da hora, e já sai correndo se arrumar sem nem saber o que tem que fazer naquele dia.

Durante o dia, já vêm os primeiros sintomas: ansiedade porque está perdendo o prazo do relatório, estresse porque já tem mais dois relatórios novos para entregar ao final da semana, cobrança de um lado e do outro…

Chega em casa, à noite, e está exausto! Toma um banho, come qualquer coisa e senta no sofá para assistir Netflix até a hora de dormir. No outro dia tudo de novo!

Corpo cansado, mente exausta, motivação e energia zeradas! É isso que acontece conosco e com a nossa saúde, quando não fazemos um planejamento, não estabelecemos uma rotina, não organizamos nossos horários e compromissos.

A maior consequência dessas ações é a ansiedade (tanto a fisiológica quanto a patológica). Os sintomas mais comuns da ansiedade são: taquicardia, insônia, dificuldade na concentração e pensamentos obsessivos. Outra consequência é o estresse, que nos deixa cansados, com dores no corpo e dificuldade para dormir.

Quando estabelecemos um plano com prioridades e horários definidos para cada tarefa do nosso dia a dia eliminamos esses sintomas, pois o cérebro entende que temos um plano traçado e que ele não precisa ficar lembrando das atividades aleatoriamente. Ou seja, o cérebro sai do estado de alerta, permitindo, assim, concentração e foco. O que resulta, também, em uma noite de sono tranquila e restauradora.

Experimente planejar sua semana inteira no domingo, estabelecendo prioridades, horários para cada tarefa e metas alcançáveis. Ao final da semana, faça uma avaliação da produtividade, do sono e do tempo de qualidade que você teve nessa semana. Eu tenho certeza que os resultados serão positivos.

LEIA TAMBÉM  Você sabe a diferença entre os testes para a COVID-19?

Cuidar da saúde não diz respeito apenas ao cuidado com alimentação e prática de exercícios físicos, mas ao cuidado com a mente. Seu pensamento, seu foco, seus objetivos vão sempre refletir na sua saúde e bem estar. Cuide bem disso!

O início de um novo ano é um ótimo momento para adquirir novos hábitos, que tal começar o hábito de planejar? Experimente e me conte como foi! Vejo vocês quarta que vem!

Planejamento e saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui