Luís Eduardo Magalhães tem sofrido com o surto de Dengue que se instalou na cidade devido ao descaso com esta doença em anos anteriores e tem sentido o reflexo disso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que nos últimos dias estava lotada em função do número de pessoas que procuravam a unidade com os sintomas.
Até o dia 12 deste mês, foram notificados 232 casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya, e este número vem aumentando a cada dia.
Todos os anos, os municípios precisam realizar seis ciclos do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, o LIRAa. Luís Eduardo não concluiu nenhuma dessas etapas. E para corrigir essa falha, a gestão atual tem realizado diversas ações.
Para desafogar a UPA, que tem por princípio atender emergências, e separá-las dos casos suspeitos das três arboviroses, foi montado junto a UPA, no sábado (13), o Plantão de Atendimento da Dengue, que apenas no primeiro dia de trabalho realizou 115 atendimentos.
Uma estrutura completa, com área de triagem, sala de espera, consultório médico, atendimento de enfermagem e sala de coleta de material para exames e medicação.
“Nós temos muitas demandas reprimidas de atendimentos que não foram realizados no ano passado. Além disso, a gente se depara com um surto de Dengue, Zica e Chikungunya na nossa cidade. Então por conta disso nós montamos aqui um plantão para atender todas essas famílias, para que a gente separe o atendimento da UPA, dessa outra demanda”, pontuou o prefeito Júnior Marabá.
A reestruturação da Atenção Básica do Município também tem sido uma preocupação desde os primeiros dias de Governo. Atualmente, 17 unidades já estão realizando atendimento com médico, e até o dia 25 de fevereiro, todas os 20 postos estarão em pleno funcionamento. O que já reflete na diminuição de pessoas que buscam a UPA com sintomas leves.
Paralelo a isso, as equipes da Secretaria de Infraestrutura têm realizado a limpeza das áreas verdes do Município, para eliminar possíveis focos do mosquito.
“E no dia 05 de fevereiro, publicamos o Decreto 148/2021 que responsabiliza cada proprietário de lote a fazer a limpeza do seu lote, do seu terreno. Porque limpeza de lote, também é saúde pública”.
A população precisa se conscientizar da importância de todos no combate à Dengue. Luís Eduardo vive uma situação grave, inclusive com o registro do 1° óbito por Dengue. O caso se refere a um paciente do sexo masculino, de 41 anos, sem comorbidades, morador do bairro Mimoso 2.
Trabalho de campo
A Prefeitura divulgou na última sexta-feira (12), o processo seletivo para a contratação de 40 Agentes de Endemias, desses, 20 para início imediato e 20 para cadastro reserva. As inscrições acontecem nesta terça-feira (16), na Escola Municipal José Cardoso de Lima. Das 9h às 12h e das 14h às 17h.
A medida prevê suprir uma necessidade antiga do Município. Atualmente temos apenas 10 Agentes em campo na cidade.
O objetivo é que toda a equipe comece a atuar o mais breve possível. “Temos pressa para agilizar esse processo e dar uma resposta satisfatória à comunidade”, disse o prefeito.
Minha Rua Limpa
Foi definido o início do programa ‘Minha Rua Limpa’ para os dias 19 e 20 de fevereiro.
No dia 19 de fevereiro será realizada a conscientização através de um carro de som e do trabalho dos agentes de Endemias e Saúde, no bairro Santa Cruz.
No dia 20 de fevereiro, acontece o recolhimento do material deixado em frente às casas pela população. O serviço será realizado pela secretaria de Infraestrutura e pelo caminhão da coleta seletiva, da Secretaria de Meio Ambiente.
A prefeitura está fazendo sua parte no combate e prevenção a Dengue, Zika e Chikungunya mas precisa da ajuda de todos para que estas doenças não afetem mais a população. Então cuidem para que suas casas e lotes não sejam um lugar de procriação deste mosquito.
Fonte Ascom Lem