Bahia tira nota 0 e fica no último lugar em índice de educação a distância

0
1339

A bancada de Oposição na Assembleia Legislativa (ALBA) voltou a criticar nesta sexta-feira (19) o governo do estado por mais um índice negativo para a educação da Bahia, desta vez em um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estado ficou em último lugar, com nota 0, no Índice de Educação à Distância, divulgado nesta quinta-feira (18). Salvador, por outro lado, ficou em primeiro lugar entre as capitais brasileiras, com nota 5, muito superior à média das demais cidades, de 1,59.

O estudo da FGV leva em consideração a eficiência dos programas educacionais do ensino público durante a pandemia, quando as aulas presenciais foram suspensas. Como o governo não ofertou nenhuma atividade online para os estudantes da rede estadual, a Bahia ficou em último lugar no ranking.

“Mais uma vez, a educação da Bahia fica em último lugar. Como se já não bastasse o estado ter o terceiro pior ensino médio do país, segundo o Ideb, agora somos os últimos em educação à distância na pandemia. O governo praticamente abandonou os estudantes da rede estadual ao não oferecer nenhuma atividade online, o que vai trazer consequências incalculáveis para o desenvolvimento destes jovens e crianças”, criticou o líder da Oposição, deputado Sandro Régis (Democratas).

A pesquisa da FGV leva em consideração a data e a duração dos programas educacionais adotados; os meios utilizados para a transmissão das aulas; os investimentos feitos para distribuir acesso à internet para os alunos; e as políticas adotadas para garantir a supervisão dos estudantes e o tamanho da cobertura das ações.

“A incapacidade do governo para ofertar aulas online para os estudantes da rede estadual evidencia que educação nunca foi prioridade do governador Rui Costa e dos governos petistas. Infelizmente, agora amargamos mais um resultado ruim, e sem qualquer perspectiva de melhora, porque o governo já não tinha planejamento antes da pandemia, imagine agora”, lamentou Régis.

LEIA TAMBÉM  Museu da Língua Portuguesa continuará gratuito aos fins de semana até dezembro

“Salvador, por outro lado, mais uma vez se destacou e ficou em primeiro lugar entre as capitais, com uma nota muito superior à média. Isso mostra que, com planejamento e boa gestão, é possível fazer a diferença. É esse modelo de administração, que realmente prioriza a educação, que nós queremos para a Bahia”, complementou o deputado.

Fonte Politica Livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui