Sabe por que existe o Dia da Mentira?

0
833

Quem nunca pregou uma peça no Dia da Mentira, ou caiu em uma, que atire a primeira pedra. Comemorado no dia 1º de abril, o tal dia em que a mentira é liberada não é tão bobo quanto parece e tem origem histórica.

O que pouca gente sabe é que o Dia na Mentira é muito, muito antigo. E mais: tem origem na França.

Antes de chegarmos no contexto histórico da data, é importante saber que ela é famosa em várias partes do mundo. Na Inglaterra, o Dia da Mentira é conhecido como April Fool’s Day.  Em português, o termo quer dizer Dia dos Bobos de Abril.

Origem do Dia da Mentira

Segundo a história, a data vem do século XIV, da França. Naquele tempo, o ano novo era comemorado em uma data diferente de agora: de 25 de março ao dia 1º de abril.

Somente em 1564, com a adoção do calendário gregoriano pelo rei Carlos IX, o Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1º de janeiro.

Acontece que uma mudança tão drástica não foi bem recebida por todo a população. Essas pessoas, que se recusaram a adotar o novo calendário, acabaram sendo chamadas de bobos de abril. Elas eram ridicularizadas e, no dia 1º de abril, recebiam convites para festas que não existiam, além de cartões e presentes pouco ortodoxos.

Foi a partir disso que o tal Dia da Mentira se originou. As peças e as mentirinhas contadas como forma de comemorar os “bobos de abril” (e até mesmo notícias falsas, como acontece hoje em dia) acabaram se tornando um costume na França e se espalharam por outras partes do mundo.
Interessante, não? Você sabia que existia tanta história por trás do Dia da Mentira? Comente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui