A força do consumo consciente com o apoio de grandes marcas

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Há muitos anos atrás era comum os pais guardarem as roupas do irmão mais velho para vestir os irmãos mais novos. Muitas vezes até guardavam suas melhores roupas para quando os filhos crescessem.

Mas este cenário foi mudando com a produção em escala e as exportações indianas e chinesas, que provocaram uma queda sensível do custo das roupas. Muitas pessoas passaram a gastar muito em peças nem sempre necessárias.

Mas isso está mudando novamente. O consumo consciente está tomando o lugar do desenfreado, e conta com o apoio da indústria da moda e de grandes marcas como a Levi’s e Nike.

Como exemplo disso, a Levi’s lançou uma campanha mundial que faz um chamamento para a racionalidade e sustentabilidade. Com o slogan “compre melhor, use por mais tempo”, a proposta é que os cliente comprem jeans feitos de matéria prima menos danosa à natureza e estendam seu uso. A ação envolve também incentivar a aquisição de peças usadas e procurar as oficinas da marca para reformar itens ainda aproveitáveis.

Paralelamente, a empresa tem optado por fibras como o cânhamo e o algodão orgânico nas suas confecções porque elas demandam menos água ao longo das diversas etapas de produção.

Nesse mesmo sentido a Nike anunciou o Refurbished (reformado) e a Lululemon, o Like New (como novo). Nos dois casos o princípio é o mesmo: o cliente devolve a peça usada à loja, que dá em troca um desconto ou vale-compra, e a fábrica avalia se recondiciona o produto levando as prateleiras a preços mais em conta ou encaminha para empresas de reciclagem.

Números da consultoria americana McMillanDoolittle sugerem que o mercado mundial de segunda mão crescerá expressivos 60% nos próximos três anos — porcentual maior que o de roupas novas —, saltando de 32 bilhões de dólares em vendas em 2020 para 51 bilhões em 2023.

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Duas coisas devem ser lembradas: nós não temos um planeta B e diante do alto custo de vida, a roupa, se conservada, será um item a menos na despesa do mês. Por isso, pensar em formas de manter por mais tempo no armário qualquer peça de roupa, tornou-se tanto uma necessidade quanto um dever de todos.

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