Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães e São Desiderio ganham bibliotecas públicas renovadas com patrocínio do Instituto SLC
Criado e gerenciado pela L&PM, editora com mais de quatro décadas de estrada, o Pró-Biblioteca é um projeto que promove a literatura em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias, de ONGs e do sistema prisional de todo o Brasil. Através da Lei Rouanet de incentivo à cultura, diversas empresas patrocinam o envio de acervos literários para todas as regiões do país. De acordo com Paulo Lima, um dos fundadores da L&PM e Produtor Cultural do projeto, que acontece em junho deste ano, as escolas contempladas terão acesso a 200 títulos cada, de todos os gêneros.
“Os acervos enviados são muito ricos e atendem todas as faixas etárias”, explica Lima. “Queremos levar a leitura para o máximo de pessoas possível, fazendo com que a L&PM e as empresas patrocinadoras deixem a sua marca positiva na educação brasileira”, ressalta. Já foram mais de 4,9 milhões de pessoas impactadas pelo Pró-Biblioteca, que não pretende parar por aí: para este ano o projeto prevê impactar 300 escolas e bibliotecas com a distribuição de 60 mil livros acessíveis. Este ano, o Instituto SLC irá contemplar 18 escolas, sendo 3 no estado da Bahia: Escola Municipal Dr. Luiz Viana Filho, em Formosa do Rio Preto, Escola Municipal Lucir Ficanha, em Luís Eduardo Magalhães, e Escola Municipal Paulo Câmara, em São Desiderio.
A seleção do acervo é feita através de uma curadoria da L&PM Editores, que define as obras a serem enviadas. Entre as contempladas, são encontradas leituras oficiais de diferentes níveis de ensino escolar (Fundamental e Médio), bem como obrigatórias para vestibulares de diversas partes do Brasil e Best Sellers de gêneros variados. Também encontram-se livros destinados à Educação de Jovens Adultos (EJA) e em formato acessível digital (MECDaisy). Os títulos são diversificados e vão de obras escritas por autores brasileiros clássicos como Machado de Assis , Lima Barreto e José de Alencar até os estrangeiros mais diversos como Pablo Neruda, Jack Kerouac e Agatha Christie.
Além das bibliotecas entregues, o projeto inclui atividades de apoio à educação como um portal virtual para os leitores e um canal de vídeos exclusivos. As empresas patrocinadoras são destacadas em todos estes momentos, marcadas em todos os livros do acervo e com logomarcas presentes também nos meios digitais. “É uma oportunidade dada para qualquer empresa que deseja mostrar apoio à educação brasileira”, comenta Adriane Laste, responsável pelo relacionamento com os patrocinadores.
Atualizando bibliotecas pelo Brasil e munindo educadores, professores e bibliotecários com material de trabalho, o Pró-Biblioteca é mais do que um projeto: é uma iniciativa necessária em um país que possui uma cultura tão rica, mas apenas 6 mil bibliotecas públicas – número 110 mil vezes menor que nos Estados Unidos e 34 mil vezes abaixo da Rússia. Como objetivo e compromisso de uma editora experiente e ativa no incentivo à leitura, a L&PM pretende fazer todo o possível para criar cada vez mais leitores, expandir o acesso à informação e ampliar a cultura através da educação.
As escolas contempladas já receberam o material em maio e terão evento online de contação de histórias no dia 10/06 ao vivo pelo YouTube, às 15 horas no canal do Pró-Biblioteca.
Fonte Navecomunica