Inteligência Emocional na infância

0
871

Inteligência emocional é um conceito da psicologia que caracteriza o indivíduo que é capaz de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e emoções e dos outros com mais facilidade, e já até falamos sobre o tema no Jornal Gazeta News, mas hoje vamos falar sobre a inteligência emocional nas crianças, você sabe como desenvolve-la?

Vou deixar aqui algumas dicas de como desenvolver e trabalhar a inteligência emocional na infância:

🔸 Ensine a criança a observar e analise seu próprio comportamento.

É importante observar quais são as reações da mente e do corpo, além das sensações e dos pensamentos que foram instigados! Vale para experiências boas e ruins.

🔸 Ensine a Dominar suas emoções.

Agir sem pensar é natural do ser humano, pois isso serve como forma de defesa, mas a impulsividade não ajuda na maioria das vezes.

Portanto, o ideal é dominar os impulsos e as emoções antes de tomar decisões ou dizer alguma coisa.

Alguns exercícios também podem ajudar a criança nesse processo:

▪Respiração (tem várias dicas de atividades de respiração infantil) qualquer hora trago mais a fundo elas.

▪Prática regular de atividades físicas no geral.

🔸 Ensine o trabalhar suas emoções negativas.

Quando as emoções negativas (raiva, medo, insegurança e tristeza, por exemplo) aparecem, é preciso dominá-las e não permitir que elas nos controlem. Nesse ponto, se houver dificuldades, a intervenção de um bom profissional da Psicologia pode ajudar.

🔸 Estimule a sua autoconfiança.

Incentivar a criança acreditar no seu potencial e em suas habilidades fortalece a ideia de que ela tem a capacidade necessária para gerenciar os momentos de crise e superar as dificuldades que a mesma vai encontrar ao longo da vida.

🔸 Estimule a criança a não ter medo de se expressar.

LEIA TAMBÉM  Foco na solução: A segunda habilidade do futuro

Estimule a criança expor o que ela sente e expressar sua opinião, pois isso é fundamental para que o equilíbrio seja mantido.

A fala é o caminho mais seguro para entender e trabalhar as impressões internas.

🔸 Ajude a criança a desenvolver o sentimento de empatia.

Nada melhor para compreender o outro do que colocar-se na pele dele. Isso ajuda a criança a entender suas atitudes e a ser mais tolerante e compreensiva.

Desta forma você está ensinando sua criança a conhecer a si mesmo, seus limites, suas dores e suas qualidades, e quando reconhecemos isso e utilizamos da melhor forma possível.

Inteligência Emocional na infância

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui