Soleiras de porta: utilizar ou não?

0
1812

O uso de soleiras em portas é um assunto muito discutido entre os profissionais e até mesmo proprietários por se tratar de uma peça que marca ou não a transição de um ambiente para o outro. Porém vale a pena levantar alguns questionamentos antes de tomar uma decisão e esta deverá se pautar em duas questões: estética e funcionalidade.

Antes de tudo vamos entender do que se trata a soleira, ela nada mais é do que uma peça feita geralmente de mármore ou granito, colocada no piso das portas, tem o formato de uma faixa e a largura tende a ser a mesma do batente da porta e os seus objetivos principais são: marcar a divisão dos cômodos ou desníveis entre dois ambientes.

Neste sentido podemos levantar duas questões, a primeira delas é sobre a estética, se a transição de um ambiente para o outro não houver desnível de piso, ou seja, um não for mais alto do que o seguinte, não há a necessidade de se instalar uma soleira, a não ser que por motivos estéticos e gosto pessoal o proprietário deseja a sua instalação, neste caso orientamos que seja escolhido peças com tonalidades que se aproximem do piso.

A segunda questão é sobre funcionalidade, se na transição de um ambiente para o outro, como de um quarto para o banheiro por exemplo, houver diferença de nível, é indispensável a aplicação da soleira, pois ela será um marco visual de atenção e principalmente de segurança evitando acidentes como chutes nas quinas do piso ou danificação do porcelanato ou cerâmica aplicado no nível mais alto.

Vale lembrar que também não existe uma regra que obrigue que a soleira combine com as bancadas do banheiro, da cozinha ou com o peitoril, tudo depende do contexto e da proposta da decoração para determinados ambientes.

LEIA TAMBÉM  Transformação na arquitetura de interiores dada pela automação

Soleiras de porta: utilizar ou não?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui