Carga Mental. É disto que muitos sofrem!

0
819

Fazer a lista do supermercado ou de compras para abastecer o depósito de insumos para o plantio, organizar a vida escolar dos filhos, desde horários para levantar, para estudar, cobrar que tenham feito as tarefas, acompanhar os grupos de pais da escola e os grupos de produtores/fornecedores, pensar no que fazer para o almoço ou para a janta, providenciar reparos, contratar mão de obra, cuidar das plantas, ufa, é uma vida corrida! Tanto que é capaz de não sobrar tempo para sentar e tomar uma gelada. Ou, para quem gosta, um chimarrão ou tererê.

Não sei o que é mais cansativo se o fazer a atividade ou ter que usar o cérebro para organizar tudo isto. Há especialistas que defendem que a segunda atividade é mais cansativa e a chamam de Carga Mental. Porque exige estar atento para o planejamento de uma série de atividades do nosso dia a dia que vai ocupando o nosso “HD” de memória a ponto de que muitas vezes, ao final do dia, estamos mais estressados mentalmente que fisicamente, não?

Por uma questão cultural, várias destas atividades ficavam a cargo das mulheres que, além de cuidarem de tudo isto, ainda exerciam suas profissões. Daí o fato verídico de que elas têm três a quatro turnos de trabalho por dia. Felizmente, isto muito lentamente está mudando. Muito mais por um movimento delas, de se conscientizarem que precisam deixar de assumir tudo e passarem para seus companheiros que por consciência dos homens!

O desgaste que esta carga mental promove é significativamente alto. Porque você fica com aquela informação “rodando” na sua cabeça por horas as vezes, até colocar no papel ou nos blocos de anotações do smartphone. E enquanto aquela tarefa não toma forma, ela fica “perturbando” a alma, como se fosse o grilo falante. E, ainda, se ela viesse sozinha, até tudo bem. Mas em geral, vêm em bandos o que torna a situação, bastante ansiolítica, né?

LEIA TAMBÉM  [Podcast] Empreendedor capixaba prova que e possível fazer cachaça com a fruta do cacau.

Penso que o caminho para diminuir a pressão desta carga mental é aprender a repassar ou a não assumir mais tarefas do que é possível. A vontade do homem ou da mulher de ser super e conseguir dar conta de tudo, leva a uma situação sinuca de bico porque não consegue se ver limitado a um x de tarefas mentais, mas também, se estressa por se sobrecarregar. Reconhecer os limites, repassar para outros e ensinar os filhos a assumirem suas tarefas, na medida das suas idades, pode ser um bom caminho para evitar o tranco que a Carga Mental pode te dar, logo ali na frente, quando tiveres uma crise por stress. Delegar, é um ato de saúde.

*Neste vídeo, Fernanda Lima e o marido Rodrigo Hilbert, conversam com um outro casal sobre este tema. É bom assistir.

https://www.youtube.com/watch?v=BVFAArkcsC0

Carga Mental. É disto que muitos sofrem!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui