As garrafas de vinho geralmente possuem uma quantidade que é suficiente para duas pessoas, mas às vezes é comum faltar um pouco de vinho e surgir a necessidade de abrir uma outra garrafa. Quando isso acontecer não deixe seu vinho estragar, beba-o no dia seguinte.
É importante dizer que um dos responsáveis por estragar o vinho, nesse caso, é o oxigênio. O vinho depois de aberto, e sem o conservante que existe entre a rolha e o vinho, começa a oxidar e perder qualidade a curto prazo. É importante dizer também que quanto melhor o vinho, mais tempo ele resiste ao efeito do oxigênio e em alguns casos pode durar muito depois de aberto. Mas convenhamos, abrir um vinho muito bom e não beber toda a garrafa é um pecado e você não vai arriscar, vai?
Afinal, posso guardar um vinho por mais tempo?
Pode sim, mas você vai precisar de alguns cuidados. O primeiro conselho e o mais comum, usado em restaurantes que servem vinhos em taça, são aquelas bombinhas de vácuo. As bombas retiram o ar de dentro da garrafa, fazendo com que o vinho dure mais. Mas ainda assim, que você só consegue aproveitar até o terceiro dia depois de aberto e com muita perda de qualidade. Essas bombas de vácuo funcionam muito bem, mas quanto mais fresco e mais delicado o vinho, maiores são os danos.
A outra maneira, muito pouco convencional e que dá muito certo, é ter sempre uma meia garrafa de vinho vazia em casa. Devidamente lavada, você deve despejar o restante do vinho nessa meia garrafa vazia e tampá-la com a mesma rolha do vinho que você acabou de abrir. É importante deixar o mínimo de espaço entre a rolha e o vinho. Sem oxigênio ou com o mínimo possível, o vinho irá durar muito mais e você poderá aproveitar sua outra metade em outro dia sem problemas.
Quanto tempo posso manter um vinho fortificado depois de aberto?
Os vinhos fortificados, principalmente os vinhos do Porto e os Jerez, são vinhos que aguentam mais tempo depois de aberto, podem durar fácil por um mês. Mas se o Porto for Vintage, aqueles com a safra, a regra não se aplica. Em geral, esses vinhos são tratados como vinhos secos normais (tranquilos). Embora sejam para acompanhar a sobremesa, como os Portos Tawny e Rubi, os Vintages são para abrir e beber a garrafa toda, o que não é nenhum sacrifício.
E os espumantes, quanto tempo duram depois de abertos?
Para os espumantes você deve ter uma tampa específica, uma que trava no gargalo da garrafa, não deixando a pressão expulsá-la. Mas o critério é o mesmo, depois de aberto, você tem que beber no máximo até o dia seguinte. Ele ainda vai estar bom, mas com muito menos perlages (as bolhinhas). No caso dos espumantes aquela dica da meia garrafa não funciona.