Síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional

0
712

Esse assunto já vem sendo falado, pois cada dia está mais presente na vida de muitas pessoas e essa semana me deparei com cenas que me mostram de forma mais evidente o quanto essa síndrome tem afetado as pessoas.

Recentemente estava com Covid e por alguns dias frequentei o pronto socorro do hospital, e muitas das cenas que eu vivenciei eram pessoas extremamente cansadas e exaustas, com dores no corpo, mas o que mais me chamou a atenção foi ver o excesso de preocupação com o trabalho, com a baixa produção, cobrança e desespero por ter que diminuir o ritmo por alguns dias, a fila de espera eram pessoas no celular resolvendo suas responsabilidades a qualquer momento, e obvio que hoje nosso ritmo de vida é mais acelerado do que anos atrás, e as patologias psiquiátricas e psicológicas estão cada dia mais presentes e intensas, pois ainda existe uma negação ao aceitar que o excesso de atividades e trabalho pode sim desenvolver uma doença que afeta todas as áreas da sua vida e principalmente seu bem-estar.

O mais importante nesse processo é identificar os sintomas e quanto isso tem gerado prejuízos no geral:

· Agressividade;

· Isolamento;

· Mudanças bruscas de humor;

· Cobrança excessiva de produção;

· Irritabilidade;

· Dificuldade de concentração;

· Lapsos de memória;

· Insônia;

· Crises de ansiedade;

· Depressão;

· Dores corporais;

· Sentimento de cansaço sempre;

· Baixa autoestima;

· Pessimismo;

· Diminuição de atividades prazerosas

Entre outros.

Você apresenta alguns desses sintomas? Você sente que muitas vezes não está vivenciando as fases importantes da sua vida por estar dando muita energia e foco apenas em uma área especifica?

LEIA TAMBÉM  Quem nunca ouviu falar que a doença do século é o transtorno de ansiedade?

Aceitar que somos seres imperfeitos e que precisamos nos dedicar em várias questões da nossa vida é um pensamento muito saudável, pois vai ter momentos que você precisa ter essa noção para conseguir descansar também, aproveitar e se permitir viver, não apenas sobreviver a realidade de responsabilidades e cobranças de uma vida adulta.

Não estou falando que nossas escolhas profissionais não merecem e precisam de uma dedicação, isso é fundamental para que você evolua sempre e seja bem sucedido no que você faz e ama, só cuidado para não deixar que essa jornada profissional vire uma patologia e traga mais problemas do que soluções.

Uma dica bacana é traçar uma meta de carreira profissional, onde você quer chegar e o que precisa fazer para chegar lá, respeitando um tempo saudável e balanceando com sua rotina para que você não acabar anulando sua vida.

Síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui