Marketing, prá que?

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Estamos no século 21. Quando os principais escritores americanos de ficção científica escreveram sobre a Terra neste momento, imaginaram que ela já estaria cheia de carros voadores que andariam em avenidas no céu e espaçonaves que viajariam de um planeta a outro muito rapidamente. E as pessoas estariam conectadas de tal forma que poderiam conversar umas com as outras como se estivessem fisicamente na mesma sala. E, no entanto, seria uma imagem holográfica.

A realidade que temos hoje é bastante longe desta ficção. Sim, estamos tentando chegar a Marte, mas ainda andamos em carros com rodas e movidos a combustível fóssil, mesmo que a indústria do setor esteja fazendo uma força imensa para introduzir os carros movidos a eletricidade. E a conectividade entre as pessoas está, sim, bastante avançada, podemos falar instantaneamente com quem queremos, com imagem e som, mesmo que esteja a milhares de quilômetros de distância. Mas ainda dependemos de um computador ou smartphone para isto. Não que seja ruim, nada disso. É uma enorme evolução em muito poucos anos.

Mas esta evolução tecnológica que vivemos neste momento, que inclusive permite que assistamos palestras de importantes figuras da administração, do marketing ou outras áreas não trouxe, por mais contraditório que pareça, uma mudança, uma evolução no pensamento de muitas administrações de empresas. E porque saliento isto? Porque mesmo hoje, na segunda década do século 21, um grande porcentual de empresas, dos mais diversos setores, ainda não possui um profissional responsável pela área de marketing. Outro grupo que possui, acredita que marketing serve para cuidar da propaganda da empresa e gerar vendas. E uma pequena parcela sabe para que existe marketing.

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De acordo com Philip Kotler, renomado professor americano de administração e um dos criadores dos conceitos deste tema, marketing é atender as necessidades humanas, que são físicas, de alimento, vestir, entre outros. Conforme ele as pessoas têm desejos quase infinitos, mas recursos limitados. Portanto elas desejam escolher produtos que proporcionem o máximo de satisfação possível em troca de seu dinheiro. Portanto, ainda segundo o autor, marketing significa trabalhar com mercados para conseguir trocas com a finalidade de satisfazer necessidades e desejos humanos.

“Assim, marketing é o processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que precisam e desejam através da troca de produtos e valores”, declara Kotler.

E como satisfazer estes desejos das pessoas? É preciso ter um produto ou serviço que lhes agrade. Além disto, elaborar  um plano para fazer com que estas pessoas conheçam o que lhes está sendo oferecido. Este plano, a estratégia de mostrar o produto, é criado pelo especialista em marketing que realiza uma série de estudos para ver o melhor momento, a forma e o conteúdo que vai produzir para chamar a atenção do público sobre aquele produto para que seja comprado por ele.

Muitas empresas querem obter excelentes resultados do seu departamento de vendas. Contratam um bom gerente, bons vendedores, mas não investem na contratação de um estrategista, no caso, o profissional de marketing. Porque além do plano de como vender e o que vender, ele vai criar o plano de comunicação, para divulgar que aquele produto que a empresa quer vender, é realmente o que o público estava querendo. Ir para um “campo de batalha” sem um estrategista é largar os “soldados” à própria sorte, cada um lutando por si, e não por um objetivo comum.

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Por incrível que pareça, no agronegócio é muito comum encontrar empresas de vários tamanhos, sem um responsável pelo setor de marketing. Ou, quando tem, é para cuidar do material gráfico, da montagem da feira e receber as diversas propostas de publicidade enviadas pelos veículos de comunicação, que ano a ano se acumulam na gaveta, sem nunca terem sido sequer olhadas, porque não é esta a função deste funcionário.

Volta e meia ouço os líderes empresariais dizerem. “Se queres um resultado diferente, faça diferente, do contrário, terás sempre o mesmo resultado”. Utilizando esta ideia, dá para dizer; se queres um resultado diferente, um aumento nas suas vendas, melhoria na confiança da marca pelos seus consumidores, contrate um especialista em marketing e terás este resultado bem diferente.

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