Gripado? E Agora?

0
2944

Durante algumas épocas do ano, principalmente  no inverno,  a tendência é preferirmos ambientes fechados, o que contribui para a propagação de vírus e bactérias. Se o seu sistema imunológico estiver com alguma deficiência, o risco de contagio de doenças fica ainda maior.

Atualmente, estamos expostos à variantes de vírus que ainda não sabemos as complicações que podem nos trazer, assim como a gravidade. Sendo assim a prevenção é a melhor e mais certa escolha.

Uma dieta com os alimentos certos pode ajudá-lo a se fortalecer, e, consequentemente, evitar gripes, resfriados e outros incômodos que surgem nessa época do ano. Os alimentos funcionais, além de nutrir, são capazes de afetar beneficamente uma ou mais funções do organismo, aumentar o bem-estar e reduzir os problemas de saúde, sendo um grande aliado à nossa saúde.

Esses alimentos são mais conhecidos do que a maioria das pessoas acreditam, e se escolhidos na época correta, são economicamente viáveis.

Gripado? E Agora?

Alimentos como frutas com sabor cítrico, como laranja, tangerina, abacaxi, maracujá, acerola e morango, são ricos em vitamina C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, assim como os vegetais verde escuros. Porém devem sempre ser consumidas frescas e após cortadas devem ser embaladas em vasilhas bem lacradas e escuras, pois essa vitamina é sensível a luz e ao oxigênio, perdendo suas propriedades quando são expostas ao ar e a luz.

Gripado? E Agora?

Já os alimentos como leites fermentados, iogurte com lactobacilos, fibras solúveis encontradas nas frutas (inclusive em suas cascas) e cereais integrais, possuem probióticos que contribuem para a manutenção da flora intestinal, mantendo um bom funcionamento do intestino, local onde começa a defesa do organismo, através da absorção das vitaminas e minerais.

Gripado? E Agora?

 

O Ômega 3 presente na linhaça, castanhas, amendoins, peixes como salmão, atum e sardinha, também devem ser incluídos na dieta pois não são produzidos pelo nosso organismo. Sua principal função é agir como anti-inflamatório, contribuindo no combate às doenças.

LEIA TAMBÉM  Qual a diferença entre intolerância e alergia à lactose?

Gripado? E Agora?

O alho é um alimento muito famoso por melhorar os sintomas de gripe. A verdade é que uma característica desde tempero é ser antitossígeno, ou seja, pode ser usado para melhorar a tosse e combater alguns sintomas de doenças crônicas do aparelho respiratório.

Essas são algumas dicas nutricionais para prevenir as gripes e resfriados através da alimentação. No entanto, elas servem para PREVENIR e não evitar ou curar essas doenças. O uso de máscara, higienização das mão e uso de álcool gel são fundamentais para reduzimos a propagação das doenças.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui