Muitas são as dúvidas de mães que desde a gestação se preocupam com a alimentação durante a gravidez, o que garante a saúde do bebê em gestação, e posteriormente a alimentação, amamentação, substituições, nutrição adequada entre outros quesitos importantes no processo de desenvolvimento do bebê.
As demandas do mundo moderno exigem tempo e dedicação das mães tanto dentro quanto fora do contexto familiar, o que gera uma inquietação quanto a forma de administrar a alimentação adequada ao seu filho, o que é preocupante já que a saúde está intimamente ligada ao processo alimentar. Muitas vezes alimentos são introduzidos erroneamente em momentos inadequados devido a pressa, a desinformação e também a facilidade de aquisição.
Como nutricionista e mãe, decidi aperfeiçoar métodos de alimentação baseados na introdução de alimentos na hora certa, com nutrientes completos, saudáveis e saborosos na dieta Infantil.
Destacam-se nesses métodos:
- A preocupação com o momento em que a amamentação passa não ser mais exclusiva, e a introdução de alimentos novos serão necessários para a saúde e complementação alimentar até o desmame total.
- Observação quanto a quantidade, respeitando a peculiaridade de cada criança.
- A apresentação dos alimentos, quanto a sabores, visual, cores.
- Conhecimento sobre os nutrientes importantes em cada fase que ela se encontra, distribuindo os alimentos durante o dia de acordo com as necessidades nutricionais do seu filho.
Ter comportamentos que colaborem com a alimentação, tornando esse momento agradável e importante para a criança.
- Evitar promessas e chantagens é um ponto importante a ser aprendido pelos responsáveis.
- Fornecer informações básicas, cursos, receitas, acompanhamento e ideias que facilitem esse processo nutricional das crianças.
Enfim, é muito importante que os pais levem seus filhos para acompanhamento nutricional durante todas as fases da infância, pois cada fase necessita de nutrientes diferentes para o desenvolvimento físico daquele momento.
“Ser pais, é cuidar e zelar pela saúde dos seus pequenos, ensiná-los a ter hábitos saudáveis. Nossos filhos são nossos bens mais importantes, não podemos negligenciar fatores tão relevantes para o seu futuro. Cuide da saúde dos pequenos para que sejam preservadas funções físicas, intelectuais e emocionais para a vida inteira” (Noélia).