Tudo começou em 1986, quando uma famosa rede de hambúrgueres abriu uma unidade perto da histórica Piazza de Spagna, em Roma. O especialista em culinária Carlo Petrini liderou um protesto contra a globalização do fast food. Logo depois, ele iniciou uma organização chamada Arcigola, a precursora do Slow Food.
A missão da Arcigola era proteger os interesses dos pequenos produtores de alimentos e promover o prazer e o sabor de uma boa comida e um bom vinho. O Slow Food atua via comunidades do alimento, constituídas por todos os sujeitos que operam no setor agroalimentar. Desde a produção de matérias-primas até a promoção de produtos acabados, prioriza-se a qualidade e a sustentabilidade em cada parte e processo.
Defender a biodiversidade na cadeia de distribuição alimentar, difundir a educação do gosto e aproximar os produtores de consumidores de alimentos especiais através da troca e conhecimento mútuo.
Outro ponto que o movimento prioriza é a ideia de que as pessoas compartilhem experiências através do prazer alimentício. Pretende-se promover um modelo sustentável de agricultura que respeite o meio ambiente, a identidade cultural e o bem-estar animal, além de contribuir positivamente para a efetivação das demandas de soberania alimentar e das comunidades em decidir o que e como cultivar, produzir e comer.
E aqui vai uma receitinha para vocês, ótima para servir em um almoço/jantar em família.
Lombo de porco com molho de vinho, aligot e farofa de alho
Para o lombo:
Faça uma marinada com:
1 litro vinho tinto
2 cebolas
1 cenoura
1 alho poro
1 cabeça de alho
25ml shoyu
2-4 cm gengibre ralado
200 g manteiga
Para o aligot
500g batatas asterix
50-80 ml leite
250 g mussarela
250 g parmesão
50 g manteiga
Para a farofa:
500 g farofa panko
250 g manteiga
4-5 dentes de alho
1/2 cebola
4 pimentas de cheiro
1 pimenta dedo de moça
Salsa a gosto
Para o lombo:
12 horas marinando na geladeira
Após este período coloque o lombo junto com a marinada sobre uma assadeira, cubra com papel filme e asse por 30 min. Retire o papel alumínio, retire a marinada e todo o caldo que sobrou, coloque os cubos de manteiga em cima do lombo e deixe dourar por mais ou menos 30 minutos.
Bata o caldo da marinada no liquidificador até ficar liso, leve ao fogo e deixe reduzir até a metade.
Para o aligot:
Cozinhe as batatas até ficarem bem moles, passe por uma peneira, adicione leite até dar a textura de um purê, após isso adicione o queijo, a manteiga e mexa até tudo se misturar.
Para a farofa:
Refogue a cebola, as pimentas e o alho até ficarem translúcidos, adicione a manteiga, quando derreter adicione a farinha e mecha até ficar crocante, se necessário adicione mais manteiga ou azeite.