A Síndrome de Gabriela é a falta de adaptabilidade, levando pessoas e organizações a se manterem na zona de conforto, impedindo a inovação. Sabe aquelas pessoas inflexíveis, autoritárias, que se recusam a mudar? Acreditam sempre estar certas e se recusam a mudar e se adaptar a novas ideias.
E para falar sobre a Síndrome de Gabriela não podemos deixar de citar um trecho da música para Gabriela, escrita por Dorival Caymmi e interpretada por Gal Costa:
“Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou sempre assim…Gabriela
Mas tal comportamento pode dificultar o crescimento pessoal e profissional do indivíduo, bem como afetar os seus relacionamentos, demonstrando uma dificuldade em desenvolver na sua inteligência emocional, o que pode desencadear várias consequências tanto pessoal quanto para as pessoas do seu convívio, mas existe como vencer essa síndrome, e vamos pontuar sobre algumas atitudes que podem ser adotadas;
1. O primeiro passo é fazer uma autoanálise e entender quais são as crenças e comportamentos limitantes.
2. Seja sincero com você mesmo. Se for necessário peça um feedback a respeito do seus comportamento para as pessoas mais próximas e esteja aberto à críticas construtivas.
3. Trace planos de ação para mudar o seu mindset e comportamentos que prejudiquem você e àqueles que estão ao seu redor
4. Comece aos poucos. Lembre-se: a mudança não vai acontecer da noite para o dia. Dê um passo de cada vez, e quando você menos perceber já terá atingido grandes resultados.
Qualquer mudança gera desconforto, mas elas são necessárias para o nosso desenvolvimento e crescimento, seja ele pessoal ou profissional em diversas fases das nossas vidas, não tenha medo ou vergonha, se não conseguir sozinho, busque ajuda profissional.